sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EXEMPLO DE RESPEITO A NATUREZA >> Costa Rica é o primeiro país tropical em todo o mundo a conseguir reverter o desmatamento.


image.pngAs florestas da Costa Rica são uma verdadeira história de sucesso. Após décadas de desmatamento desenfreado, em 1980 o país começou a implantar políticas de proteção ao meio ambiente. Hoje o que se vê é um retorno da vegetação natural e um aumento muito expressivo na área florestada.
A Costa Rica é o primeiro país tropical em todo o mundo a conseguir reverter o desmatamento. Atualmente, a nação tem mais da metade de seu território coberto por florestas, enquanto em 1983, as áreas remanescentes eram apenas 26% do total.
Foto: iStock by Getty ImagesA preservação ambiental não significou estagnação econômica. Pelo contrário, a Costa Rica consegue valorar as florestas e transformar a preservação em benefícios financeiros. Através de um processo de medição do Banco Mundial, desde 2012 a Costa Rica consegue ter médias precisas sobre os recursos naturais e como eles se relacionam com a economia. Os dados ajudam no desenvolvimento de novas políticas e possibilita comparações exatas sobre os retornos econômicos entre atividades sustentáveis ou degradantes.
A principal conclusão obtida a partir das contas florestais, segundo o Banco Mundial, é de que as florestas contribuem mais para o Produto Interno Bruto (PIB) costarriquenho do que imaginava. Cerca de 2% do total é proveniente de atividades florestais, enquanto a indústria nacional, com a extração da madeira, representa apenas 0,2%.
As medições ainda mostram que a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal. Em 2013, o país tinha um nível de cobertura florestal altíssimo, em 52,4%, número que continua a crescer.
Segundo o Banco Mundial, a Costa Rica está atualmente trabalhando em contas por serviços ambientais, para realmente mensurar e captar os valores de benefícios como a limpeza da água e a preservação da biodiversidade. Todas as informações coletadas servirão de base para a formulação de novas políticas sustentáveis de longo prazo.
Para mais detalhes, veja aqui a história da reversão do desmatamento na Costa Rica.

Sem comentários:

Enviar um comentário