quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alerta social: PF bate recorde de apreensões de derogas em 2011




Quantidade de entorpecentes flagrados no RN passou de 400 quilos em 2010 para 1.266 kg no ano passado

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte triplicou em um ano a quantidade de drogas apreendidas no estado. Dos cerca de 400 quilos flagrados em 2010, a PF passou em 2011 para 1.266.10 quilos. Para chegar a esse número, a polícia somou as apreensões de cocaína, crack, haxixe, pasta base, maconha e ecstasy. No balanço divulgado na tarde de ontem foi relatado ainda que 49 pessoas, sendo 41 homens e 8 mulheres, foram presas acusadas de tráfico de drogas, além de duas adolescentes apreendidas.

Uma das drogas mais flagradas no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, foi a cocaína. O total desse entorpecente flagrado no estado foi de 105,3 quilos, e pelo menos 27 quilos foram flagrados no terminal de passageiros. O aeroporto também foi apontado como o local onde os sete estrangeiros (dois búlgaros, uma africana, um surinamês, uma francesa, um alemão e um holandês), que estão presos acusados de tráfico, foram presos.

Entre os entorpecentes, o mais apreendido foi a maconha com 871 quilos, seguido do crack (255,7 kg), pasta base (26,2 kg), ecstasy (6,2 kg) e haxixe (1,7 kg). O elevado número de maconha deve-se a uma apreensão histórica da Polícia Federal no mês de agosto. Foram cerca de 800 quilos de maconha apreendida no município de São José de Mipibu durante a Operação Colossal. A droga foi encontrada em uma casa, onde estavam um servente de pedreiro, de 20 anos, e um vigilante, de 44 anos. Com os dois suspeitos os policiais apreenderam ainda 17 quilos de cocaína, armas, celulares, um veículo e balanças de precisão.

A PF vigiava a casa após denúncia de moradores da região sobre uma movimentação suspeita. No fim da noite, os agentes viram a chegada de um caminhão-baú, que descarregou divisórias e caixotes de madeira. Em seguida, os dois homens começaram a tirar os pacotes de entorpecente que estavam escondidos na carga. 1.153 tabletes de drogas estavam sendo postos em malas dentro de uma caminhonete.

Passaportes
Outro recorde alcançado pela Polícia Federalno ano de 2011 ficou por conta do número de passaportes expedidos. Foram 18.425 unidades no estado, 3.665 a mais do que em 2010. Em relação a esse documento de viagem, vale ressaltar que a Delegacia de Mossoró, com 2.015 passaportes emitidos, praticamente dobrou o total do ano anterior que havia sido de 1.159 unidades. 
 
Fonte: Diário de Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário