quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bispos do RN emitem nota de solidariedade às famílias atingidas pela Barragem de Oiticica

Bispos RN Os bispos do Rio Grande do Norte, do Regional Nordeste II, emitiram na última semana uma nota de solidariedade às famílias que serão desapropriadas pela construção da Barragem de Oiticica e pelo projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Assinam a nota os bispos da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana e pela Diocese de Caicó, Monsenhor Ivanoff da Costa Pereira, administrador diocesano.

Os bispos destacam a realidade de sofrimento enfrentada pelas famílias que “vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó”. Segundo a nota, a construção da barragem atingirá diretamente a população dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Eles pedem que os fiéis e a sociedade civil organizada colaborem para que os direitos das famílias campesinas atingidas pelo Projeto Apodi seja resguardado, reafirmam a importância de valorizar e apoiar o seu modo de produção solidário, baseado na agricultura familiar e indicam a necessidade de diálogo “transparente e honesto” de todos os envolvidos para resolver a questão.

A nota ainda reconhece a importância que terá para toda a região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica, porém, afirmam que “a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem”.

Ao final, os bispos destacam a visita pastoral que irá ocorrer no dia 04 de setembro, às 10 horas, no Projeto de Construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu; e às 17 horas, no Acampamento das Famílias no Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.

“Cremos que o respeito à pessoa humana e às famílias atingidas por esses projetos, deve orientar todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana”, finalizam.

Do Portal A12

Sem comentários:

Enviar um comentário