segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reunião do Coletivo Nacional de Mulheres debate as transformações da última década


 

Na última semana, a CNTE realizou a reunião do Coletivo Nacional de Mulheres com a presença de representantes de vários estados do Brasil, do presidente da entidade, Roberto Leão, da secretária de relações de gênero da CNTE, Ísis Tavares e de Vera Soares, subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O objetivo foi colocar em debate "As transformações da última década sob o ponto de vista das mulheres: avanços e desafios". Na abertura, Leão lembrou que é importante vermos como as coisas precisam ser modificadas no país e deu o exemplo da Lei Maria da Penha. "Tudo que alcançamos é resultado da luta, porque nada acontece de graça, mas por conta da tenacidade, da determinação, da luta contra a discriminação e por isso que obtivemos conquistas e precisamos conquistar mais.", afirmou o presidente.

Vera Soares traçou um panorama dos avanços obtidos nos últimos anos em relação a escolaridade, remuneração, representação política e projetos públicos voltados para as mulheres. Ísis abordou a importância das manifestações, afirmando que todas as categorias profissionais tiveram suas frentes e pautas e que as mulheres precisam se posicionar melhor. "É importante pensar quais as mudanças que aconteceram nos últimos 10 anos, dentro dessa conjuntura, quais são nossas pautas, o que é nos caro manter, o que precisamos lutar para avançar e qual o cenário para que possamos alcançar essas conquistas", disse a secretária.

A formação de coletivos de mulheres tem aumentado progressivamente nos sindicatos através de discussões constantes em várias frentes. Novos coletivos, secretarias e departamentos de gênero e de mulheres tem sido criados, além de maior presença feminina nos cargos de liderança das organizações.

Para Eva Assis, secretária da mulher do SINTEGO, de Goiás e conselheira do CONEM, Conselho Estadual da Mulher, o encontro da CNTE enriquece o debate através da experiência de cada um e da oportunidade de discutir as políticas públicas que, segundo ela, estão melhorando em função também da luta dos sindicatos. "O SINTEGO criou a secretaria da mulher nessa gestão, da Iêda Leal, que começou há 2 anos. E nós focamos no combate da violência contra a mulher, buscando uma maior conscientização sobre a Lei Maria da Penha. Só esse ano publicamos um kit especial sobre o assunto, com mais de 10 mil cópias que foram distribuídas em escolas de todo o estado e também estamos realizando visitas falando sobre o assunto e envolvendo os alunos no debate", afirmou Eva.

Fonte: CNTE

Sem comentários:

Enviar um comentário