segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Literatura >> Escritores potiguares participam de Encontro de Poetas na Espanha

Universidade de Salamanca sediará 16ª edição do eventoUniversidade de Salamanca sediará 16ª edição do eventoA literatura potiguar ultrapassa as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. Nos próximos dias 2 e 3 de outubro, os escritores Paulo de Tarso Correia e Rizolete Fernandes estarão representando o Rio Grande do Norte no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, evento realizado na Espanha e coordenado pelo professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Perez Alencart.
 
Nessa edição, o Encontro reunirá 50 poetas de 12 países, entre eles México, Portugal, Chile, Colômbia, Nicarágua e Honduras. Além de Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes, representam o Brasil no evento os escritores Cyro de Mattos, da Bahia, e Álvaro Alves de Faria, São Paulo.
 
“Esse é o terceiro ano que participo do Encontro, que é sempre muito agradável e oportuno para manter contato com novas ideais, autores. É uma experiência incrível, em que você faz amizades e expõe o seu trabalho para autores de diversos países”, afirma Paulo de Tarso Correia.
 
Em sua 16ª edição, o Encontro destaca um dos maiores nomes da poesia espanhola Fray Luis de León, que será homenageado em antologia publicada durante o evento, com poemas escritos por autores convidados, entre eles Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes. “Minha poesia intitula-se ‘Posteridade’. A antologia será publicada em 50 línguas. Essa é uma oportunidade ímpar para a cultura do nosso Estado, que ultrapassa as fronteiras”, dia Rizolete Fernandes, escritora natural de Caraúbas.
Além de poemas desenvolvidos em homenagem a Fray Luis de León, os autores potiguares também lançarão obras na Espanha. Paulo de Tarso apresenta seu mais recente título, “Diário de Natal”, conjunto de poemas escritos a partir do periódico que lhe dá o nome, recordando pessoas, visitantes, personalidades, artistas e lugares perdidos, como: cinema, restaurante, bares, entre outros.
 
Já Rizolete Fernandes lança, em formato bilíngue (português e espanhol) “Vento da Tarde”, o quinto livro de sua carreira literária, iniciada, como a própria costuma afirmar, tardiamente. “Meu primeiro livro, que retrata a história do movimento feminista no RN, foi lançado em 2004. Gosto de escrever sobre a natureza, também sobre a dor e o sofrimento do ser humano, sem pressa. ‘Vento da Tarde’ foi adiantado justamente para ser lançado também em Salamanca. Com esse intercâmbio a nossa obra passa a ser conhecida por outros nomes da poesia, isso é muito gratificante”, relata.

A presença dos poetas potiguares no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos foi intermediado pela editora mossoroense Sarau das Letras, ao qual Paulo de Tarso e Rizolete confiam seus trabalhos. "O convite para participar do evento surgiu a partir da Sarau das Letras, que estabeleceu esse contato com a Espanha, e apresentou meus textos ao organizador do Encontro", lembra Paulo de Tarso, tendo seu pensamento complementado por Rizolete Fernandes. "Através da Sarau das Letras surgiu essa oportunidade, sendo que foi o próprio Alfredo Perez, de Salamanca, que traduziu meu livro".
 
Para David de Medeiros Leite, diretor da Sarau das Letras, a troca de experiências proporcionada com o Encontro é enriquecedora. "Já participei, como espectador, do evento em Salamanca, e posso afirmar o quão importante ele é para a nossa formação enquanto escritor. Para a Sarau das Letras é um orgulho poder fazer parte desse processo", diz.
 
David explica que durante a programação do Encontro, cada autor convidado recitará seus poemas em português, traduzidos na sequência por um escritor espanhol. "Haverá ainda apresentação do autor, destacando a sua trajetória literária", conclui.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário