sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Documentário sobre o parto natural estreia primeiro em Mossoró

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice de cirurgias cesarianas nos países seja abaixo de 15%, sob risco de graves consequências maternas e perinatais. O Brasil caminha para superar a marca dos 40%. E Mossoró, em específico, apresenta uma alarmante taxa de 78% - dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes a 2012.

No estado, apenas no primeiro semestre deste ano, 311 mulheres perderam a vida em intercorrências relacionadas ao parto. É mais de uma morte evitável por dia, segundo informações do Ministério da Saúde.

Este problema, que hoje é mundial, é tratado no documentário “O Renascimento do Parto”, que estreia primeiro no Rio Grande do Norte em Mossoró, no próximo dia 20, no Multicine Cinemas, localizado no Mossoró West Shopping. O filme será exibido até o dia 26, em sessão única, às 19 horas. Na noite de estreia, após a sessão, haverá um debate com a médica obstetra Edilsa Pinheiro e o pediatra Reginaldo Holanda, ambos de Natal e defensores da humanização do parto.

O documentário atualmente está em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, São José dos Campos, João Pessoa, Aracaju, Maringá e Cascavel.
 
            Pela humanização do parto em Mossoró
No estado, a exibição do filme acontecer primeiro em Mossoró, não é mero acaso. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam índices crescentes de realização de cesáreas em detrimento do parto normal.

Em 2010, as cesarianas já representavam 71% e em apenas dois anos pulou para 78% (2012). O percentual tende a ser maior em 2013, já que no primeiro semestre 75% dos nascimentos ocorreram por meio da cirurgia cesárea.

Incomodadas com essa realidade, pois a maioria das pessoas enxergam o parto apenas como uma cirurgia – e baseadas em suas experiências de terem vivido o parto natural – duas defensoras da causa brigaram para trazer o documentário para a cidade.

A agrônoma Carolina Marques Galhardo e a veterinária Hildita Chaves criaram uma página no Facebook (“Eu quero o 'Renascimento do Parto' em Mossoró”) e assim, conseguiram a visibilidade necessária, tanto com os responsáveis pela programação do Multicine Cinemas, quanto com a distribuidora do filme. 

A ideia é conseguir divulgar a causa, desmistificando o parto natural e a questão das falsas indicações de cesáreas (cordão enrolado no pescoço, bebê grande, bebê pequeno, bacia estreita, pouco líquido, muito líquido, pressão alta, pré-eclampsia, ente outros). O documentário aborda todos estes fatores e ainda a questão dos procedimentos de rotina realizados no atendimento ao parto normal e no bebê logo após o nascimento que na maioria das vezes são desnecessários e sem fundamento científico.

Nesta luta, Hildita Chaves e Carolina Marques também contaram com o apoio da enfermeira Joaniza Vale, que articulou o contato com instituições e entidades da área da saúde – a exemplo do curso de Enfermagem (UERN), Maternidade Dix-Sept Rosado, Vigilância à Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, II USARP, entre outros. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e UNP também estão ajudando a divulgar o filme.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário