segunda-feira, 14 de outubro de 2013

3ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar reunirá mil jovens pesquisadores

Fonte: Jornal de Fato

Cerca de mil estudantes e professores do ensino médio, de 97 escolas da região, estarão reunidos no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, Expocenter e Hotel Garbos, em Mossoró para a 3° edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, evento que discute e apresenta pesquisas de iniciação científica.

A Feira acontece de 16 a 18 de outubro. Serão três dias de apresentações culturais, palestras, oficinas, debates e exposição de cerca de 200 trabalhos, voltados para as diversas áreas do conhecimento. As pesquisas retratam experiências dos alunos de ensino médio, no campo da ciência, a partir de observações na própria localidade onde vivem.

A cerimônia de abertura acontecerá dia 16, às 19h, no Expocenter, com a presença do reitor da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), professor José de Arimatéa de Matos. A programação da noite contará com a apresentação cultural de artistas de cordel. A exposição dos trabalhos terá lugar nos dias 17 e 18, no Ginásio Pedro Ciarlini, pela manhã e à tarde. O evento estará aberto para visitação, ao público interessado, no dia 17 das 13h às 20h e no dia 18 das 08h às 11h. O encerramento do evento acontecerá no dia 18 das 14h às 17h, no Hotel Garbos, quando haverá a premiação dos melhores trabalhos.
 
Palestras e mesa redonda
Para o evento foram programadas duas palestras específicas para os orientadores dos projetos. Uma das palestras será acompanhada da exibição do filme-documentário do diretor e roteirista, Passos Júnior, 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire, em Angicos.
 No dia 18 das 8h às 1h, o professor Ozimar Pereira, da rede POC-SP (Programa de Olimpíadas do Conhecimento), convida os participantes a descobrir Como participar de projetos facilita a vida de professor.

As experiências das pessoas as quais organizam feiras de ciências nacionais e internacionais e de quem realiza feiras regionais e escolares serão trocadas em uma mesa redonda, voltada para os orientadores dia 17, das 14h às 17h. Na ocasião, serão debatidas ações para a organização de feiras de ciências nas escolas e como levar trabalhos desenvolvidos pelos alunos para grandes eventos. Os debates estarão a cargo dos professores Roseli Lopes (Febrace-SP); Diva Sales (Milset-CE); Ivo Leite (UFMS-MS); Goretti Silva (12ª. Dired-RN) e João Batista Santiago (Escola Estadual Monsenhor Onório-RN).

Sem comentários:

Enviar um comentário