domingo, 13 de outubro de 2013

O governo Rosalba e o descaso com o Jern's

Quem poderia imaginar que um dos maiores eventos esportivos do Brasil - o popular jogos escolares do Rio Grande do Norte, se transformaria em um pequeno acontecimento que quase passa despercebido no estado? Esse é retrato atual do JERN's, que no Governo da médica Rosalba Ciarlini vem diminuindo a cada ano.

1_1afraco5.jpg

Hoje ocorreu a tradicional abertura, que da antiga tradição já não conserva mais quase nada. Um evento frio, daqueles que nem para registro oficial o governo tem interesse em fazer. Na triste tribuna de honra organizada pelo Estado, algumas cadeiras de plastico justapostas, demarcavam o lugar para as poucas autoridades presentes.

E os presentes eram só alguns mesmo. Das vinte cadeiras enfileiradas pela Codesp, nem metade chegou a ser ocupada. Em sua volta, a arquibancada vazia confirmava a decadência daquele que já foi o grande acontecimento estudantil do país. 

1_1afraco3.jpg

Essa mesma abertura, nos anos passados, conseguia mobilizar grande parte dos estudantes do estado. Atletas ou não, se organizavam junto as suas instituições afim de representa-las durante a semana que promovia o esporte a cultura no RN.

O evento que já lotou o antigo estádio Machadão e o ginásio Machadinho, contava também com empenho das escolas que se organizavam meses antes para a apresentação na noite que deflagrava a competição, seja no desfile, ou na própria torcida coreografada. E os jogos em sí, eram motivo de orgulho para os atletas – só os melhores eram selecionados por seus técnicos, na representação do colégio na modalidade.

Não preciso nem citar que a economia também se movimentava em torno dessa competição. Para quem vivenciou o Jern's de 1998 até o ano 2009, sabe que apesar dos problemas enfrentados nas últimas edições, seja pela falta de segurança ou de estrutura física, nada pode ser comparado ao descaso que Governo vem fazendo agora.

Enfim, começou a quadragésima terceira edição, a mais enfraquecida de todas. Dessa vez, vamos torcer para que a secretaria estadual de educação não deixe faltar também as medalhas dos atletas, como já fez em ano anterior.

do blog de Cláudio Abdon

Sem comentários:

Enviar um comentário