terça-feira, 13 de maio de 2014

Seminário Mulheres na engenharia, projeto da Ufersa e CNPq, acontecerá hoje às 19:00 horas na Escola Estadual Pedro II

 
 
 
 
 
 













Dois projetos encaminhados pelos Professores Aerson Moreira Barreto e Hildebrando Diógenes do Curso de Engenharia Civil da Ufersa Angicos foram aprovados pelo CNPq. Esses projetos referem-se à política para mulheres com objetivo de apoio financeiro a projetos que visem contribuir para o desenvolvimento de inovação, científico e tecnológico no país, com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.

O projeto encaminhado sob a coordenação do Professor Aerson Barreto traz uma abordagem relacionada à divulgação do curso de engenharia civil entre estudantes do sexo feminino nas escolas do ensino médio de Angicos e cidades circunvizinhas como: Açu, Afonso Bezerra, Fernando Pedrosa, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Pedro Avelino, Santana do Matos e São Rafael. Apresentando como título “Meninas do semiárido na Engenharia”, o objetivo deste projeto é aumentar o nível de estudantes mulheres no curso de engenharia civil da Ufersa Angicos.

Diante do fortalecimento do curso de engenharia civil da Ufersa Angicos e à continuidade da crescente demanda de obras de engenharia, e às políticas públicas de combate à pobreza, geração de emprego e á política de inserção de mulheres nas atividades econômicas do país, este projeto procura contribuir com estas ações governamentais, no sentido de disseminar informações sobre a profissão de engenheiro civil em jovens mulheres da região que estão prestes a ingressar na universidade.

Considerando que uma ação de incentivo à inserção da mulher nos cursos de engenharia tem relevância na medida em que pode desencadear um aumento no nível de participação das mulheres no curso de engenharia civil da Ufersa Angicos, que hoje tem uma média de 34%, este projeto vem contribuir para o combate às influencias negativas da atualidade sobre as jovens que estão em formação de personalidade e tomada de decisões que afetam toda a sua vida futura.

Já o projeto encaminhado sob a coordenação do professor Hidelbrando Diógenes tem como tema “Resposta acústica: uma alternativa para o controle tecnológico do concreto e da cerâmica na cidade de Angicos e região”.

Alerta sobre o problema do controle tecnológico do concreto, argamassa e da cerâmica nas construções em execução no município. As construções em andamento, em Angicos e região, demonstram que o controle tecnológico dos materiais é amplamente ignorado e, portanto, devem ser objeto de reflexão pela comunidade acadêmica instalada nesta cidade.

A necessidade de reflexão sobre a temática proposta no projeto é ainda mais evidente quando se considera a Mesorregião Central Potiguar, que engloba Angicos e mais 36 municípios.
É relevante notar que a apenas 40km distante se encontra o pólo ceramista mais importante do estado do Rio Grande do Norte, o do Vale do Assú, o que indica que há forte demanda pela solução do problema abordado.

É necessário que esforços na direção de alertar, orientar e até realizar o controle tecnológico das propriedades mecânicas, dos principais materiais envolvidos na construção, sejam desenvolvidos nas obras em execução da cidade de Angicos e Região.

Assim, acredita-se que uma solução viável para o problema da ausência de controle tecnológico, é lançar mão de políticas de interação escola-universidade, utilizando para tanto ferramentas simples de ensaios de caracterização dos materiais, como por exemplo, o ensaio não-destrutivo baseado na resposta acústica do material ensaiado (técnica de excitação por impulso).

A equipe de professores envolvida foram Prof. Dr. Hidelbrando Diógenes (Coordenador) Ufersa, Prof. Dra. Marcilene Nóbrega (Colaborador) Ufersa, Prof. Dra. Ana Lúcia El Debs (Colaborador) USP-EESC, Prof. Me. Lucas Ambrósio (Colaborador) Ufersa, Profa. Me. Janaína Salustio (Colaborador) Ufersa.

Enviada por: Assessoria de Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário