domingo, 8 de junho de 2014

Compromisso com os pequenos agricultores >> Rossetto destaca aumento de investimentos na agricultura familiar


Ministro do Desenvolvimento Agrário também ressaltou novidades no sistema de seguro rural em audiência pública no Senado.
Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, apresentou as prioridades do governo federal para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2014–2015. Além do aumento de recursos para investimento e custeio da produção e a nacionalização da cobertura do crédito, ele destacou mudanças no sistema de seguro rural.

Para aumentar a produção de alimentos, garantir renda no campo e buscar a estabilidade dos preços ao consumidor, o governo anunciou no início desta semana investimento de R$ 24,1 bilhões na agricultura familiar e na reforma agrária na próxima safra. O valor cresceu 10 vezes nos últimos 11 anos, conforme ressaltou o ministro.

Os empréstimos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos agricultores são feitos a juros que variam de 0,5% a 4% ao ano, atendendo 1 milhão de famílias, em 5.454 municípios.
Como novidade para a próxima safra, Miguel Rossetto destacou o Pronaf Produção Orientada, uma linha de crédito para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estão previstos investimentos em sistemas agroflorestais e convivência com o semiárido, com assistência técnica gratuita para o agricultor que pagar em dia o financiamento.

— Queremos estimular a boa relação entre o produtor e o profissional que vai orientar esse programa — explicou.

Para a reforma agrária, Rossetto destacou a oferta R$ 1,6 bilhão em crédito produtivo para assentados. Ele também anunciou a meta de inclusão de 7 mil assentamentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o próximo ano.

Na presidência do debate, Acir Gurgacz (PDT-RO) ressaltou a importância da agricultura familiar para a economia e elogiou o trabalho do MDA, em especial o aumento progressivo de recursos investidos no setor.
— Isso tem feito a diferença no desenvolvimento do país. Tanto é que o Brasil, ano a ano, bate recorde de produção agrícola, pecuária, na bacia leiteira, e agora passando à industrialização dessa produção — saudou Gurgacz.

Endividamento
Apesar de também elogiar o avanço do apoio à agricultura familiar, Ana Amélia (PP-RS) manifestou a preocupação com o endividamento do campo, o que impediria o acesso de muitos produtores aos recursos anunciados para a nova safra.

Em resposta, Rossetto afirmou que o crédito, a cada ano, atende um número maior de agricultores. Na safra que se encerra agora, foram formalizados 2,5 milhões de contratos, alguns deles grupais, de associações e cooperativas.

Fonte:Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário