quinta-feira, 12 de junho de 2014

Capital potiguar está decorada para receber os jogos da Copa 2014


Desde o inicio de abril, que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), instala na cidade uma decoração especial para a Copa do Mundo da FIFA. Ao todo são mais de 30 pontos da cidade que foram contemplados com luzes e peças decorativas.

Raniere Barbosa, secretário da Semsur, esclarece que a decoração elaborada quer passar as características do povo natalense e o sentimento de positividade que é marca do povo brasileiro. “O desejo de mostrar a Natal como ela é; bonita, hospitaleira e capaz de receber, um evento desta magnitude, vai ser atingindo. 

Pensamos em exaltar nossa arte, belezas naturais e a miscigenação de raças, existentes no nosso país. Espero que através da Copa, a cidade extraia os melhores dividendos, que é a divulgação para o mundo e assim possa se consolidar como destino turístico, a principal atividade econômica do RN”, exalta.


Logo na entrada da Capital Potiguar, pela BR-101, a decoração possui um pórtico representando por um goleiro agarrando uma bola, e também ornamentado com as cores do Brasil. Também foram colocados e galhardetes, que demonstram a alegria do povo brasileiro, nas avenidas da cidade; Av. Engenheiro Roberto Freire, Av. Senador Salgado Filho, Av. Felizardo Moura, Av. Tomaz Landin, Av. João Medeiros Filho, Via Costeira, Rota Do Sol (até o Frasqueirão) e BR-101.

O viaduto de Ponta Negra recebeu dois painéis, sendo um deles contendo frases de “Seja bem-vindo” em todas as línguas, e o outro denominado, “Natal cidade Sol, Cidade Mundo”. O secretário de Serviços Urbanos ressalta a iniciativa popular da proposta. “As belezas representadas é um ótimo cartão de visitas, pois já dá as boas-vindas a todos que aqui virão e o mais importante é que a ideia surgiu da própria população”, lembra Raniere Barbosa.


Os artistas plásticos natalenses também estão retratados na decoração. Uma seleção de 16 obras de artes compõe um mosaico de gerações e estilos, através de várias linguagens e discursos autorais enfeitam a Avenida Engenheiro Roberto Freire e Br-101, com a Exposição Arteluz.  As obras foram fotografadas e se transformaram em painéis luminosos com dimensões de 2,00 x 2,00m.

Além disso, todas as passarelas foram ornamentadas com votos de boas-vindas às seleções que vão jogar em Natal, os homenageando com as bandeiras dos seus respectivos países. O mascote do Mundial também foram utilizados para decorar a nova entrada de Natal. A quem vier a cidade pelo novo aeroporto vai encontrar na Zona Norte, dois Fulecos gigantes, com cinco metros cada um. Conjuntos de bolas tridimensionais iluminadas, com as cores do Brasil e tamanhos diferentes, foram espalhados pelos canteiros da cidade e refletores verdes e amarelos nas árvores.


Pontos turísticos também foram comtemplados com a decoração. O Parque da Cidade, o Pórtico dos Reis Magos, o nome Natal (localizado no Paredão da Av. Presidente Getúlio Vargas), Palácio Felipe Camarão e o Forte dos Reis Magos receberam uma iluminação especial para o evento. Os monumentos foram iluminados em verde e amarelo deixando os pontos turísticos da cidade revestidos de brasilidade.

Para finalizar, a montagem a Prefeitura do Natal, reservou uma surpresa, especialmente projetada para a Copa do Mundo, a estrutura da Árvore do Mirassol, será toda revestida por luzes coloridas, com animação em sequências nas cores das bandeiras, dos países participantes do Mundial da FIFA, em Natal.  As variações serão permitidas, pela composição das lâmpadas existentes nos conjuntos CROMALEDS. Todas seguem o padrão das cores matizes; verde, azul e vermelho, que unidas podem assumir diversos tons, através de uma programação computadorizada.

A Semsur instalará, na ‘Praça da Árvore’, a Casa da Copa; que será inteiramente decorada, para que as pessoas possam tirar fotos com uma réplica da taça do mundial; esculturas gigantes, elaboradas pelo artista plástico Guaraci Gabriel, em homenagem, ao jogador Marinho Chagas e uma fonte luminosa contendo 194 jatos de água.

A empresa Servlight foi a responsável pela decoração da Copa do Mundo, que resultou em um investimento da ordem de um milhão e seiscentos mil reais, oriundos da Contribuição da Iluminação Pública, COSIP.
 
Fonte: http://www.defato.com/noticias/36226/capital-potiguar-esta-decorada-para-receber-os-jogos-da-copa-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário