quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ipem fiscaliza equipamentos em postos de combustíveis do interior

Equipes identificaram irregularidades em equipamentos fiscalizados  Equipes identificaram irregularidades em equipamentos fiscalizados Na última semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma operação de verificação de cronotacógrafos no município de Ceará-Mirim. Entre os dias 26 e 27 de junho, os agentes do órgão avaliaram 174 instrumentos, dos quais 18 estavam irregulares. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e aconteceu no posto da PRF na BR-406.

No mesmo período, fiscais do Instituto vistoriaram balanças utilizadas no comércio de Ceará-Mirim e de João Câmara, assim como bombas dos postos de combustíveis das duas cidades, para verificar se os equipamentos estavam funcionando corretamente, de forma a não prejudicar nem consumidores, nem comerciantes. No total, foram avaliadas 58 balanças, com apenas uma reprovação; e 68 bombas medidoras para combustíveis, sendo 11 delas reprovadas pela fiscalização.

O diretor do Ipem, André Gomes, lembra que as operações são rotineiras e acontecem em todas as regiões do Estado. “Como órgão delegado do Inmetro, nosso papel é estar sempre vigilante para garantir que os direitos do consumidor não sejam violados no momento da aquisição de produtos e serviços. Já com relação ao cronotacógrafo é uma questão de segurança mesmo, à qual os donos de transportadoras e condutores em geral devem estar sempre atentos”, alerta o gestor.

Responsáveis tanto pelos veículos cujos cronotacógrafos estavam irregulares quanto pelos estabelecimentos em que foram encontradas a balança e as bombas de combustível reprovadas foram notificados e devem regularizar os instrumentos de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-RN pelo e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou pelo telefone 0800-281-4054, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com ligação gratuita para todo o Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário