quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tecnologia >> 4 dicas importantes para você preservar a bateria do seu notebook

Prolongar o tempo de vida do seu componente é muito mais fácil do que parece.

Preservar o tempo de vida da bateria do laptop não é fácil, já que existem inúmeras técnicas mirabolantes espalhadas pelos fóruns e sites não especializados da internet. Afinal, quais métodos realmente funcionam?

Como todos nós sabemos, a bateria do laptop se degrada com o tempo, ou seja, alguns cuidados precisam ser tomados antes que uma nova bateria seja necessária. Para ajudá-lo a estender o tempo de vida da bateria do seu notebook, eis algumas dicas bastante simples para que você possa aproveitar o seu gadget por muito mais tempo sem qualquer tipo de problema.
Não deixe o seu laptop se tornar uma frigideira portátil

É claro que 99,9% dos usuários que adquirem um novo notebook sequer batem o olho nas orientações do fabricante. Lá, encontram-se informações sobre as temperaturas adequadas para o seu gadget – geralmente variam de acordo com o ambiente em que o laptop está sendo utilizado ou guardado. Duas boas alternativas para acompanhar a temperatura da sua máquina podem ser encontradas facilmente na internet:

Rainmeter e MSi AfterBurner – existem diversas outras opções que também podem ser baixadas gratuitamente no Baixaki. Caso você possua um Mac, há diversas alternativas gratuitas, como o Temperature Monitor, smcFanControl (uma ótima opção para controlar a temperatura), além do excelente Temperature Gauge, vendido na Mac App Store por US$ 5,99.

Lembre-se que se você estiver em uma temperatura desconfortável no ambiente, é bem provável que o seu laptop também esteja sofrendo. O calor excessivo pode reduzir bastante o tempo de vida da sua bateria e se você gosta de utilizar o notebook debaixo do sol ou mantê-lo apoiado na cama, por exemplo, é melhor preparar o velório do componente.

Mantenha o seu notebook em uma superfície plana, estável e fresca, que não esteja obstruindo as saídas de ar. Se mesmo assim o seu gadget estiver acima da temperatura ideal, então vale a pena investir em um cooler extra. Limpezas periódicas também são necessárias

Se o seu laptop conta com uma bateria removível, também recomendamos uma limpeza periódica no componente. Após a remoção, limpe os contatos de metal em ambos os lados com um pano seco com um pouco de álcool isopropílico – esse método vai ajudar a manter a transferência de energia para o seu computador.
Cargas ineficazes

Acredite ou não, para manter a saúde da sua bateria em dia, é bom evitar que o componente esteja sempre carregado – é essencial manter os elétrons se movimentando. Quanto menos frequente você usar o laptop, menor deve ser o número de recargas.

Procure descarregar completamente a bateria do laptop para recarregá-la periodicamente – é claro que esse procedimento não precisa ser feito todo mês. Se você manter o carregador da bateria conectado o tempo todo, o componente vai continuar trabalhando muito mais do que deveria.

Alguns especialistas recomendam a remoção da bateria do notebook enquanto ele estiver ligado na tomada. Dessa forma, o seu gadget vai esquentar bem menos, especialmente durante a execução de programas mais pesados e exigentes.

Se você vai ficar um longo período sem utilizar o laptop, por exemplo, é sempre bom manter uma carga média no dispositivo (entre 40 e 50%). Deixá-la totalmente descarregada ou completamente carregada durante o “período de hibernação” pode ocasionar danos irreversíveis.
Alterando as configurações de energia

Algumas alterações nas configurações de energia do seu notebook podem realmente fazer a diferença na prática. Quanto menos a sua bateria trabalhar, mais tempo de vida ela terá. No Windows, primeiramente, abra as configurações de economia de energia do seu laptop. Acesse o “Painel de controle”, “Hardware e Sons” e “Opções de Energia”. No Mac, você pode acessar System Preferences” e “Power Saver” para fazer as mudanças necessárias.

Na janela de plano de energia, você pode escolher o tempo para desligar a tela, criar um plano de energia próprio ou utilizar os planos preferenciais já oferecidos pelo próprio sistema – a opção “Economia de energia” vai reduzir automaticamente o desempenho do seu notebook onde for possível.
Qualquer redução de performance vai fazer com que o tempo de vida da sua bateria seja prolongado. Vale ressaltar que carregadores não oficiais também podem prejudicar o seu componente a longo prazo.
 
Fonte: Blog de Marcos Pedroza

Sem comentários:

Enviar um comentário