quarta-feira, 9 de abril de 2014

Saúde >> Avanço da dengue é discutido em reunião do Fórum de Defesa da Saúde

Estímulo à capacitação de profissionais da área de Saúde, por parte do Estado, e de implementação de ações de prevenção e de assistência à dengue, por parte do Município de Natal. Esses foram os dois principais encaminhamentos da reunião realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com integrantes do Fórum de Defesa da Saúde Pública, na manhã desta sexta-feira (04), para tratar de temas relacionados à doença.

Os números apontam um grande aumento dos casos de mortalidade decorrente da dengue no RN. De 2012 para 2013 o índice de letalidade subiu 23,31%. Para se ter ideia, de 2011 para 2012 o crescimento havia sido de 5,28% - segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Este ano já foram registrados mais de dois mil casos da doença, com cinco óbitos notificados no Estado.

“Esses dados são preocupantes. Por isso, precisamos de ações conjuntas dos gestores de Saúde do Município e do Estado. Mas, a população também precisa colaborar, pois a dengue está matando. Não é uma doença inofensiva”, destacou a 62ª Promotora de Justiça de Natal, Elaine Cardoso, com atribuição em defesa dos direitos da Saúde.

A necessidade da capacitação se dá pelo fato de que o Brasil colocou em vigor neste ano um protocolo  relacionado à dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS) – apesar dessa nova forma de classificação da doença ser de 2009.

“Só depois que os casos de letalidade aumentaram é que o país resolveu adotar o protocolo que tem a principal vantagem de poder salvar vidas”, apontou a médica infectologista Rosângela Morais, da Associação Norte-rio-grandense de Epidemiologia Hospitalar.

De acordo com as explicações da especialista, essa forma de classificação indicada pela OMS facilita o diagnóstico precoce da dengue em suas formas mais graves. “Ou seja, é possível identificar os sintomas de prenúncio de gravidade e evitar mortes”, frisou.

Sintomas

A médica também lembrou que a doença é dinâmica, ocorrem mutações e aparecem novos sintomas. Por isso, é importante que a população fique atenta a quadros como: dor abdominal forte, dor torácica forte, dificuldade respiratória, sensação de desmaio (com escurecimento da vista), evidência de sangramento (em qualquer parte do corpo) e irritabilidade e sonolência (principalmente em crianças). Estes sintomas, ainda segundo a infectologista Rosângela Morais, são sinais de alerta, pois quando evoluem a doença vai para as suas formas mais graves.

Fórum

O Fórum de Defesa da Saúde Pública conta com a participação de entidades como os Conselhos Regionais de Saúde (de Odontologia, Enfermagem, de Medicina), o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes das secretarias de saúde municipal e estadual. Os membros do fórum participaram da reunião desta manhã, na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, na avenida Floriano Peixoto.

Sem comentários:

Enviar um comentário