quarta-feira, 15 de julho de 2015

POLÍTICA PÚBLICA >> Quais os desafios para alcançar a valorização dos profissionais da Educação? É sobre isso que versa a meta 17 do PNE.#‎PN

Foto de Educar para Crescer.

Meta 17: A valorização dos profissionais da educação

Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE.

Convidada: Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Desafios: "É preciso mais recursos e gestão. Do mesmo jeito que apenas o aumento do salário do professor, sem outras medidas como condições de trabalho, de formação, de uma política de currículo, de orientação dos professores realmente não vai resolver todos os problemas da Educação. Mas é essencial".

Dificuldades: "Acho que a questão da meritocracia na Educação não pode ser pensada sem pensar na questão da equidade. Então, os professores que atuam em contextos mais vulneráveis, mais difíceis, eles podem ter um rendimento menor que seus colegas que atuem em contextos mais favoráveis".

Pontos positivos:"Já tem pesquisas que mostram que os colegas mais velhos tem um papel muito importante na formação dos mais jovens. Então institucionalizar isso, dar um desafio para o professor". 
Anna Helena Altenfelder explica melhor quais os desafios, dificuldades e pontos positivos dessa meta. Assista ao vídeo aqui >> http://abr.ai/1I1Enrn

Sem comentários:

Enviar um comentário