Cursos de licenciatura inicial devem ter articulação entre teoria e prática e, no mínimo, 4 anos de duração
As novas regras também estabelecem que os cursos de licenciatura inicial tenham 400 horas de atividades práticas e mais 400 horas de estágio supervisionado em escolas. O documento pede a integração entre teoria e prática e entre redes de ensino e instituições de ensino superior para a melhor formação dos professores. "Há toda uma perspectiva de integração da educação básica e superior. Pensar a formação dos professores agora não é uma atribuição apenas das instituições de ensino superior, mas é uma parceria com a educação básica", declarou à Agência Brasil o relator do parecer, Luiz Fernandes Dourado.
Para a segunda licenciatura, a duração total é de 800 a 1,2 mil horas e os cursos de formação pedagógica para os graduados não licenciados devem ter a duração de 1 mil a 1,4 mil horas, incluindo carga horária prática obrigatória.
O parecer também definiu a formação continuada de professores que já estão na sala de aula. Estes cursos incluem atividades de extensão, aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação.
Sem comentários:
Enviar um comentário