domingo, 12 de julho de 2015

É uma receita para alimentar o mundo >> evitar o desperdício de um terço de todos os alimentos produzidos e com isso impedir que milhões de crianças durmam com fome todas as noites.


Temos todos os ingredientes: uma mobilização incrível na França acaba de conquistar uma lei que força supermercados a doarem produtos não vendidos a pessoas carentes e aos sem-teto. Uma consulta na União Europeia quer descobrir como impedir que supermercados deixem na mão os agricultores que produziram, por encomenda, alimentos para eles. E a ONU está fechando um acordo com a meta de reduzir o desperdício de alimentos pela metade. 

O tempo é importante para acertar esta receita. Já temos uma rede de políticos dispostos a apresentar propostas de leis; agora precisamos mostrar o apoio do público. Vamos juntar milhões de assinaturas, enviar a petição para a União Europeia antes do fim da consulta e, em seguida, trabalhar com aliados em todo o mundo para conquistar as leis que precisamos. Adicione seu nome e envie a petição para cada pessoa com quem você já compartilhou uma refeição


Durante 15 anos, eu e a Feedback, organização que fundei, lutamos contra o escândalo do desperdício de alimentos em supermercados. Descobrimos que, no Quênia, quase metade das verduras cultivadas especialmente para supermercados ocidentais é destruída. Os supermercados alegam que o produto apresenta cores ou aspectos fora do padrão, ou cancelam encomendas inteiras de última hora, quando elas já estão prontas para o despacho. 

Conheci pessoas que trabalham por menos de 2 dólares por dia e que relataram não receber seu pagamento quando os pedidos são cancelados. Eles não conseguem mandar os filhos para a escola ou alimentá-los direito.Alguns agricultores são forçados a assinar contratos que os impedem de doar a comida para os necessitados

No Reino Unido, os supermercados agora estão proibidos de tratar os agricultores dessa forma. Um novo órgão regulador pode receber queixas anônimas de agricultores e multar supermercados em até 1% do seu faturamento.O Tesco, maior supermercado do país, já está sob investigação. Vamos passar este recado para gerentes de outros supermercados

A ONU tem uma meta de reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030. E oportunidades para essa meta se realizar estão surgindo rapidamente. A União Europeia está promovendo uma consulta sobre como deter práticas comerciais desleais da parte de supermercados, como parte de uma nova proposta de reduzir o desperdício em todo o continente. Reino Unido e França mostraram que é possível, e políticos em Berlim, Bruxelas, Madri e Washington DC já estão forçando uma mudança. Agora, está em nossas mãos mostrar a eles o apoio das pessoas para que eles possam propor as leis que precisamos para acabar com o desperdício de alimentos. Adicione seu nome: 

Na trajetória da raça humana, nada é mais importante do que encontrar maneiras de alimentar a todos. Se unirmos o crescente movimento contra o desperdício alimentar com a comunidade da Avaaz ao redor do mundo, poderemos alimentar os famintos e aliviar a enorme pressão das costas de pequenos agricultores e do nosso precioso meio ambiente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário