sábado, 17 de janeiro de 2015

Solidariedade >> Bancos de leite do RN pedem doações para reabastecer estoques: Secretaria de Saúde diz que há poucas doações e situação é preocupante.


Banco de Leite tem estoque comprometido em São Carlos (Foto: Reprodução EPTV)

Do G1 RN
A situação dos bancos de leite humano do Rio Grande do Norte é preocupante. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesap), com o aumento da procura e queda no número de doações, a alimentação dos recém-nascidos internados está comprometida. “Embora os estoques sejam sempre limitados, o cenário é ainda pior nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”, ressalta a coordenadora de Aleitamento Materno da Sesap, Evanuzia Dantas.
No Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, por exemplo, o ano começou com um estoque de apenas 10 litro. Dependendo do bebê, a dieta pode variar de 8 a 400 ml diários, divididos em oito dietas ao longo do dia. “Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês”, acrescenta a coordenadora.
O RN possui seis bancos de leite humano. São três em Natal, um em Mossoró, um em Parnamirim e outro em Caicó. Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança. Juntos, os bancos alimentam, em média, 880 bebês por mês.
Recebem o leite materno os recém-nascidos prematuros, aqueles que necessitam de algum cuidado médico, e aqueles cuja mãe é impossibilitada de amamentar por algum problema de saúde.

Como doar
Para fazer a doação, a mãe pode entrar em contato com qualquer banco de leite, pessoalmente ou por telefone, onde receberá as devidas orientações sobre a ordenha e armazenamento corretos. Durante as visitas domiciliares, a coleta do leite é feita com apoio de uma técnica em enfermagem.

Em Natal
· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – (84) 3215-5957 / 0800-721-0078
· Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) – (84) 3232-7728
· Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) – (84) 3232-3669

Em Parnamirim
· Maternidade do Divino Amor – (84) 3272-4367

Em Mossoró
· Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado – (84) 3315-3471/3478

Em Caicó
· Banco de Leite de Caicó – (84) 3421-2018 /2354

Sem comentários:

Enviar um comentário