domingo, 1 de julho de 2018

Mais pesquisas eleitorais e como sempre, Lula na frente....

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Igual às grandes cantoras do rádio, havia uma "rivalidade" supostamente inexistente. De toda forma, serviu para vender revistas, discos, reclames, aumentar a audiência... Como já disse aqui, falem bem ou falem mal, pesquisa que conta para o mercado é Datafolha e Ibope. Realizadas com um intervalo de duas semanas, ambas mostram Lula na liderança isolada. Do 2° ao 6° lugar a ordem das colocações também são as mesmas.
Mas a eleição está por demais indefinida e todos rezam para que a seleção vá mais adiante na disputa, para que se ganhe mais tempo pra se definir o que fazem com o Lula, ao mesmo tempo em que o mercado define seu candidato. E não é que me ocorreu que o candidato do mercado pode ser o Lula?
Em meio à incompetência e elevado entreguismo do atual governo, será que parte do capital tupiniquim passa a achar que "era feliz e não sabia" e essa pesquisa IBOPE não seria essa sinalização de que o esforço para deixar Lula fora do páreo pode mergulhar o país em uma caos e descontrole social? Lula seria nesse caso a solução para "controlar" uma possível onde se miséria que avança sobre a recém estinta "nova classe C" que retorna a passos largos à D/E? O "racha" do STF nada mais é do que a grande dúvida do "capital": Será que não exageramos?!
O IBOPE demorou pra "soltar" essa pesquisa Nacional. Enquanto o Datafolha já fez duas...3... o IBOPE só estava fazendo pesquisas regionais. Algum propósito há de ter. Tudo bem que ela saiu escondidinha, divulgação tímida...sem manchete...saiu bem no meio da "Copa"... teve menos repercussão do que essas pesquisas que são feitas por telefone, mas seu peso político é enorme.
Não vou analisar aqui o perfil do eleitorado nem tampouco fazer futurologia, mas quero chamar a atenção para um fato: a variação percentual entre as duas pesquisas. Apenas Lula "subiu" 3 pontos, e todos os demais "caíram" 2 pontos! Para uma eleição que será definida por "árbitro de vídeo", e onde a diferença entre o 3°. e 6°. colocados está dentro da margem de erro, 2 pontos percentuais se transforma em um número gigantesco. Tem mais coisas a serem vistas nessa tabela comparativa, mas deixo para a imaginação de vocês e para comentários ao longo das críticas que aparecerão por aqui.
Uma pesquisa desse tipo não define o voto do eleitor, mas influencia o humor do mercado que pressionará os partidos e pre-candidato e a "justiça" a tomarem decisões mais céleres, pois a Copa e os folguedos juninos já se findam.
A esquizofrenia que toma conta das forças políticas assombra quem acompanha de perto e afasta ainda mais aqueles que querem distância da política e das eleições, transformando tudo isso num "samba-dos-branquelos-doido". Mas não deixa de ser hilária a indignação seletiva contra sentenças do STF números de pesquisa. Enquanto isso, o Palmeiras não tem mundial e o "Centro" não tem candidato.
Extraído da página do Facebook de Marcos Agostinho Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário