O Hemocentro de Mossoró entrou em colapso devido à falta de doações. O alerta foi feito nesta sexta-feira, 29, pela assistente social Eciran Targino, que trabalha na instituição, e informa que não há nenhuma bolsa com os tipos de sangue A+, O+ e O-.
A assistente social conta que as doações caíram muito devido às festas juninas, aos pontos facultativos e aos jogos da Copa do Mundo.
Para atender a demanda de Mossoró e municípios na região, o Hemocentro precisa de uma média diária de 40 doações e um estoque com 300 bolsas de sangue, mas hoje há menos de 100 bolsas de sangue no estoque.
O Hemocentro de Mossoró, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, funciona de segunda a sexta das 7h às 18h30, e no sábado, às 17h.
Podem doar sangue pessoas a partir de 16 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis) e até 69 anos. É necessário apresentar documento com foto e cumprir algumas regras: pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e nem fumado nas últimas 2h.
Sem comentários:
Enviar um comentário