quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM PROL DO MEIO AMBIENTE >> Projeto visa recuperar o Rio Pitimbu

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
O diretor-presidente do Igarn, Caramuru Paiva, juntamente com o coordenador de gestão operacional, Antônio Righetto, participaram de reunião com a secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Maria Virgínia Ferreira Lopes, a promotora, Gilka da Mata e representantes da Semarh, Idema, Arsban, Semurb e PGE, sobre o Projeto de recuperação do Rio Pitimbu, na tarde desta última quarta-feira, na sede da Administração.
O projeto visa não somente a recuperação do Rio Pitimbu, mas também a melhoria do sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Natal, que tem parte do abastecimento das regiões sul, leste e oeste abastecidas pelas águas da Lagoa do Jiqui que está inserida no próprio leito do Rio Pitimbu. A malha hídrica do rio se encontra em grau acelerado de assoreamento e degradação ocasionando a diminuição da quantidade de água que chega à estação de tratamento do Jiqui, aos reservatórios e redes domiciliares. 
A água que chega às torneiras das casas da população advém da mistura da água dos mananciais subterrâneos com as águas da lagoa do jiqui, o que provoca uma interdependência destas duas fontes de água para o abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas para a população. 
Sendo assim o projeto tem por objetivo desassorear e recuperar a calha principal do Rio Pitimbu para resgatar a capacidade de vazão do rio e ampliar a oferta de água potável para a população abastecida pelo manancial. Também visa recuperar e colocar nova vegetação nas margens e faixas de proteção do rio, ampliar e modernizar a Estação de Tratamento de Água e promover educação ambiental e sanitária para a população. 
O professor Antônio Righetto destaca a importância do projeto para a manutenção do abastecimento da capital assim como para a preservação do rio. “Essas ações previstas no projeto são essenciais para que nos possamos ter um rio com capacidade de vazão suficiente para atender às necessidades de abastecimento da capital”, explica. 
O diretor-presidente do Igarn, Caramuru Paiva, ressalta a importância do trabalho conjunto entre os órgãos que lidam com recursos hídricos na manutenção das nossas @ Searh - Secretaria do Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário