domingo, 20 de janeiro de 2019

Veja os melhores filmes de 2018 eleitos por críticos de cinema do RN

Por Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte

Veja os melhores filmes de 2018 eleitos por críticos de cinema do RNA partir de uma lista com todos os títulos que estrearam comercialmente nos cinemas do Rio Grande do Norte, seja em sessões especiais ou por meio das estreias semanais, decide-se quais foram os Melhores do Ano para a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN).
A votação, que ocorre no meio do mês de dezembro, leva em conta todos os filmes que estrearam em tal circuito até as duas primeiras semanas do último mês do ano. Sendo assim, todos os filmes que estreiam após esse limite automaticamente entram para a votação do ano seguinte.
A exceção é a categoria potiguar: Nela, concorrem todos os filmes que estrearam em festivais e mostras dentro do RN.
Por outro lado, como os dois últimos festivais do ano acontecem em meados do mês de novembro e são mais distantes da capital, impossibilitando o visionamento de parte dos membros da ACCiRN (sendo esses a Mostra de Cinema de Gostoso e o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa), os curtas selecionados para tais podem concorrer também no ano seguinte, contanto que sejam selecionados para outros festivais dentro do estado.
A lista poderia ser muito maior, especialmente nas duas categorias de longas-metragens, mas é necessário colocar em votação apenas os filmes que estrearam nos cinemas do RN, mesmo que com uma breve passagem.
Como nosso estado não é circuito, ainda, para muitos bons filmes, acaba que uma lista inicial que poderia ter quase mil filmes não chega a ter mais que duas centenas. Isso se reflete especialmente na categoria nacional, pois filmes como As Boas Maneiras, O Animal Cordial, Tinta Bruta… e tantos outros não estrearam em nossos cinemas, deixando a fase final da votação com apenas nove títulos.

Como é realizada a votação?

São três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Nacional e Melhor Filme Potiguar (curta-metragem).
Em uma primeira fase, todos os membros da ACCiRN votam em todos os filmes que acham merecedores, sem limite. Na sequência, os 10 mais votados de cada categoria passam para a segunda fase. Nessa ocasião, cada membro vota obrigatoriamente em três filmes: os três que acham os melhores de cada categoria. Dessa votação saem os vencedores. Havendo empate, faz-se uma nova votação com os empatados e cada um pode votar em somente um filme.
Assim, em 2018, nós da ACCiRN damos início aos Melhores do Ano, divulgando a lista de 2018 com os vencedores, sendo os outros nove finalistas (infelizmente apenas oito no caso de Melhor Filme Nacional) listados na sequência em ordem alfabética. Aqueles vencedores com críticas escritas por membros da ACCiRN têm, em seus títulos, links para as leituras. Basta clicar.

MELHOR FILME de 2018

Três Anúncios para um Crime
A Forma da Água
Lady Bird: A Hora de Voar
Um Lugar Silencioso
Me Chame pelo seu Nome
Nasce uma Estrela
Pantera Negra
O Primeiro Homem
Projeto Flórida
Viva – A Vida é uma Festa

MELHOR FILME NACIONAL de 2018

O Processo
10 Segundos para Vencer
Arábia
Benzinho
Café
Ferrugem
O Grande Circo Místico
A Mata Negra
Unicórnio

MELHOR FILME POTIGUAR (CURTA-METRAGEM) de 2018

Leningrado, Linha 41 (de Dênia Cruz)
Catarro (de Paulo Dumaresq)
Enquanto o Sol se Põe (de Marcia Lohss)
Imaterial (de Davi Revoredo)
Maria e o Espelho da Quase Memória (de Sihan Felix)
Nada Foi em Vão (de Sihan Felix)
No Fim de Tudo (de Victor Ciriaco)
P’s (de Lourival Andrade)
Respeitável Público (de Nathalie Alves)
Verde Limão (de Henrique Arruda)

Sem comentários:

Enviar um comentário