quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TCC é defendido pela primeira vez em língua indígena >> "Se nós escrevemos a nossa língua a gente não se esquece".


TCC é defendido pela primeira vez em língua indígena -

Pela primeira vez um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é defendido em língua indígena na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 
A novidade partiu do aluno do curso de licenciatura plena em Educação do Campo, Bep Punu Kayapó que trouxe o seu trabalho acadêmico de 50 páginas intitulado: "Be Jakam Bet Djá Gu Me Arym Ba Arym Kaben o Ba Bit Noro Ket" que traduzido significa - "Se nós escrevemos a nossa língua a gente não se esquece".
A defesa do TCC foi realizada na tarde de segunda-feira, 26, e contou com a presença de dezenas de pessoas, inclusive parentes do próprio aluno. Bep Punu Kayapó teve o tempo regimental de 15 minutos para apresentação e defesa do trabalho, e relatou as dificuldades que teve ao longo do tempo em que se dedicou à escrita do TCC na língua materna. "Senti muita dificuldade para fazer esse trabalho porque em nossa terra indígena somos mais estimulados à oralização do que a escrita e encontrei poucos materiais para embasar a escrita do meu trabalho. Foi exigido de mim muito esforço, mas eu consegui", disse entusiasmado o aluno.
O trabalho procurou refletir sobre os letramentos dos povos Mebêngôkre a partir da observação nas escolas desse povo na Terra Indígena Mebêngôkre Kayapó, e mostrar para a tribo a importância de se escrever na escola, usando a própria língua. Ele relatou ainda que a cultura dos povos Mebêngôkre tem suas raízes fortes em manter a valorização das tradições, e, principalmente, a língua falada em Mebêngôkre.

Sem comentários:

Enviar um comentário