quarta-feira, 11 de abril de 2012

CMN assina convênio com cooperativa de catadores

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Câmara Municipal do Natal deu um passo importante em prol da sustentabilidade e consciência ambiental. Na manhã desta quarta-feira (11), o presidente da CMN, vereador Edivan Martins (PV), assinou convênio com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável (Coocamar) para que, semanalmente, os resíduos recicláveis produzidos no Legislativo Municipal sejam encaminhados para Cidade Nova, onde funciona a cooperativa. A expectativa é que 80% do lixo produzido na CMN seja reciclado.

Acompanhado por servidores da CMN e de membros da comissão que lidera o Programa Câmara Verde, Edivan Martins conheceu de perto a realidade do trabalho dos catadores. Os visitantes conheceram os locais onde é depositado o material reciclável e onde é feita triagem, separando plástico, papel, vidro e metais. Para isso, contaram com o acompanhamento de membros da cooperativa.

A forma como o material é coletado, separado e, posteriormente, comercializado foi explicada pela vice-presidente da Coocamar, Rosileide Manço. De acordo com ela, são comercializadas aproximadamente 250 toneladas de material reciclável por mês, onde um atravessador encaminha o material para os destinatários (em todo o Brasil) e faz o pagamento à cooperativa. Apesar das dificuldades, Rosileide Manço disse que várias famílias sobrevivem através da venda de material reciclável.

“Contando com a nossa e com outra cooperativa, que também utilizam o material depositado aqui, são aproximadamente 120 pessoas que trabalham por aqui. Há como se conseguir o sustento”, disse.

A diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes e integrante da comissão que dirige o Programa Câmara Verde, Valéria Rocha, informou que seis pontos de coleta seletiva foram instalados no interior da CMN e, uma vez por semana, o lixo será transportado para Cidade Nova. “A CMN vai repassar todo o material, com a exceção de lixo de banheiro, lixo úmido e poeira. O carro vai levar o material reciclável sempre aos sábados, para evitar o trânsito no entorno da CMN”, explicou.

Para Edivan Martins, o convênio entre a CMN e a Coocamar vai contribuir para a preservação ambiental por parte do Legislativo e também para o aumento da receita dos catadores. “O convênio com a cooperativa é uma iniciativa importante porque vem a dar um destino adequado ao lixo. Além de ser uma ação que contribui para a preservação ambiental, também ajuda a aumentar a receita dos catadores. Todos ganham com isso”, disse Edivan Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário