sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rede federal desenvolve soluções de acessibilidade


Doze projetos foram feitos para atender aos alunos

Fonte: secom.gov.br

Seis institutos federais de educação, ciência e tecnologia apresentarão 12 projetos pedagógicos e de tecnologia acessível idealizados por estudantes, professores e pesquisadores. Os projetos são mostrados na 11ª edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), de quinta-feira (12) a domingo (15), em São Paulo.

As ações foram desenvolvidas para atender estudantes com deficiência de instituições da rede federal, como um banco de recursos humanos acessível, desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi), que congrega pesquisadores de tecnologia digital dos institutos federais. Por meio do banco, já em fase de testes, o profissional com deficiência pode procurar vagas de trabalho em empresas cadastradas no sistema integrado. 
Libras - Para facilitar a aprendizagem de alunos surdos, o Instituto Federal do Amazonas apresenta uma tabuada na língua brasileira de sinais (libras), que está na terceira edição. “Eu era professora em uma escola de surdos de Parintins (AM) e ficava angustiada por não encontrar um material específico”, conta a idealizadora da publicação, a professora Mariê Pinto.

A instituição amazonense também vai expor livro didático em libras para o ensino de espanhol. “O livro em espanhol tem toda a tradução e imagens adaptadas para o ensino dos estudantes surdos”, diz Dalmir Pacheco, coordenador do Napne local. 

Cadeira - Em Pelotas (RS), alunos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense desenvolveram uma cadeira de rodas motorizada, controlada por voz. De acordo com o professor de eletrônica, Rafael Galli, que coordenou o desenvolvimento da pesquisa, a cadeira obedece a cinco comandos básicos (esquerda, direita, para a frente, para trás e avançar).

Os institutos federais do Ceará apresentam um tablet acessível, de baixo custo, para pessoas com deficiência visual e os de Santa Catarina, um protótipo para acessibilidade de cadeirantes à educação profissional. A rede apresenta também uma exposição adaptada a pessoas com deficiência sobre a revolta Farroupilha, durante o reinado de dom Pedro II.

Sem comentários:

Enviar um comentário