quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pesquisadores voltam a registrar tremores de maior intensidade em Pedra Preta

Registros dos dois últimos eventos, registrados, na estação NBPA

Após um período de relativa tranquilidade, os pesquisadores voltaram a registrar tremores no município de Pedra Preta, cidade distante 180 km de Mossoró e 115 de Natal. Às 13h38 de hoje foi registrado o evento de maior magnitude (3.5). A intensidade é maior do que a que foi registrada no dia 1º deste mês, quando a população foi orientada a sair de suas casas.

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), hoje foi registrada uma sequência de quatro tremores, todos acima de 2.0. O maior deles alcançou 3.5 na Escala Richter. A região está sendo monitorada pelos pesquisadores com maior atenção desde o dia 24 de outubro deste ano, quando intensificaram-se os eventos.

Os últimos tremores registrados ocorreram na sexta-feira (1º) passada, quando teve sua magnitude calculada em 3.3. Em média, os tremores têm variado entre 1.6 e 2.7, ainda de acordo com as informações divulgadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN. Muitos desses eventos não são nem percebidos pela população. De novembro até hoje, foram 22 ocorrências.

Desde o dia 24 de outubro, quando os tremores passaram a ocorrer com maior intensidade, os pesquisadores da Universidade Federal do RN contabilizaram mais de 500 ocorrências.

Sem comentários:

Enviar um comentário