sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Livro >> Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: racismo, discriminação e preconceito na educação infantil


Racismo na educação infantil - por Sueli Carneiro  www.geledes.org.br

Dia 27 de outubro, a professora Eliane Cavalleiro lançou o livro Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: racismo, discriminação e preconceito na educação infantil, Editora Contexto. Houve certa tensão entre a autora e algumas professoras...
  
[...] A omissão e o silêncio das professoras diante dos estereótipos e dos estigmas impostos às crianças negras são a tônica de sua prática pedagógica. Outra menina negra conta que as crianças a xingam de ‘‘preta que não toma banho'' e acrescenta: ‘‘Só porque eu sou preta elas falam que não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei à professora e ela não fez nada''. Dois meninos negros eram chamados por uma professora de ‘‘filhotes de São Benedito'', porque ela os achava ‘‘o cão em forma de gente''.  

Como consequência, a auto-estima dessas crianças e sua auto-representação ficarão seriamente abaladas. A imagem de si mesmas será inferiorizada e as crianças brancas que presenciaram as cenas provavelmente se sentirão superiores a elas. Estabelece-se, assim, o círculo vicioso do racismo que estigmatiza uns e gera vantagens e privilégios para outros. 

[...]As crianças repetiam os ensinamentos e comportamentos discriminatórios dos adultos. Foi nesse contexto que um garoto branco sugeriu a outro garoto negro que levasse para casa um carrinho abandonado no tanque de areia, porque ‘‘preto tem que roubar mesmo''.

Uyara Luana Fonte: Facebook da Professora Uyara Luana

1 comentário:

  1. Meu caro companheiro CANINDÉ ROCHA, recebi seu comentário assinado por SOCORRO SILVA em meu blog. Infelizmente não estou conseguindo fazer a moderação do blog. Peça-lhe que entre em contato ou que envie ao meu e-mail uma forma de contato. (pauloafonso13@gmail.com)

    ResponderEliminar