terça-feira, 3 de dezembro de 2013

03 de dezembro Emancipação Política de Lajes >> Um pouco de nossa história...




Criada município pela transferência da Sede municipal de Jardim de Angicos para a povoação de Lajes, elevada a vila em 25 de novembro de 1914, cidade em 03 de dezembro de 1923. Itaretama em 30 de dezembro de 1943. Voltou à denominação de Lajes em 11 de dezembro de 1953.


“A futura cidade era uma fazenda de gado, existente em 1825 depois pertencente a Francisco Pedro Gomes de Melo. Dizia-se Lajes, pela abundancia de penedos e lajedos na área. Constituía, todo arredor, terra excelente de pastoreio pela abundancia de pastagens, apesar das estiagens desoladoras”.
           
 “Era, funcionalmente, passagem para o sertão do oeste ida e vinda rumo ao Ceará-Mirim e à cidade do Natal, algodão, carne-seca, bodes, miunças, gado em pé, tangidos pelos vaqueiros, aboiando nos tabuleiros de Açu e Angicos. E compra de boiadas, pelos fazendeiros do seridó que aí contemplavam os lotes vendidos, destinados ao abastecimento da população do litoral. As Lajes, forçosamente, tornou-se ponto de encontro, parada para descansar”.


             
A Estrada-de-Ferro começou em 1904, partindo do Rio Potengi. Em 1906, a máquina apitara no Ceará-Mirim, com o Presidente da República, Afonso Pena, sentado no banco do vagão. Vinham vendo os trabalhos de remoção de terra, nivelamento, barracas, turmas d trabalhadores, animação, novidades, cutucando possibilidades econômicas. Baixa-Verde em 1910. A paralela dos trilhos canalizava negócios, planos, sacudindo o ritmo de aceleração. O vapor-de-terra estava rumando às Lajes e à sede municipal Jardim de Angicos, ficara de lado, ainda molhada e teritante pela alagação diluvial de 1894, quando o Rio Ceará-Mirim ficara em serviço de anular a velha e bonita Vila Ribeirinha. Ano da Capela de Lajes. A povoação amanheceu quase Vila, mercado fornecimento, casario, tentações, jogatinas. Pedra Preta, arruado sossegado, em 1913 virou povoado vibrante, sacudido pelos bufos da locomotiva. Julho de 1914, Lajes via o vapo-de-terra deter-se à sua porta.

“A Lei nº. 360 não cogitava na denominação do município novo. Submeteu-se Lajes, e Lajes ficou”.
            
De Lajes desmembraram-se os municípios de Caiçara do Rio dos Ventos, Pedra Preta, Jandaíra, Jardim de Angicos, todos em 1963.
        
Localização: O município está situado na zona Centro-Norte do Estado. A sede municipal fica à 199 metros de altura.
                
Área: A área do município é de seiscentos e noventa e três quilômetros quadrados (693 Km2).
             
Clima: Seco e saudável.
             
População: Dez mil e trezentos e noventa e seis habitantes (IBGE).
      
 Atividades econômicas: a indústria de exploração mineral foi a principal fonte de economia do Município na década de 60, apresentando nesse período uma produção crescente de sheelita (minério tungstênio) utilizado para fins industriais em aços para ferramenta de corte, lâmina de motor a jato, produtos químicos e metálicos para aparelhos eletrônicos etc. A mina Bomfim situada na Fazenda Bomfim encontra-se desativada em decorrência do baixo preço do concentrado de tungstênio no mercado. A barita é outro componente importante produzido no município. Outro destaque é a extração de pedras ornamentais, retiradas de rochas graníticas (pedra de granito) e calcários (pedra de mármore) que representam uma atividade em expansão no município, já com um grupo de artesãos voltado para a produção de pedras ornamentais.
            Antes da extração do minério de sheelita, o Município desenvolveu nos anos de 1920 a 1950 atividades econômicas voltadas para a produção algodoeira e por conta de vários fatores de ordem tecnológica, ocorrências negativas de mercado e surgimento de pragas (bicudo), a atividade entrou em decadência na década de 60, como nos demais municípios do Estado.
            Atualmente, a agricultura de subsistência, o comércio e a extração de minério (granito, calcário, mica, sheelita e berilo) constituem fontes de atividades econômicas no Município.

Turismo: A cidade é cercada de atrativos para visitantes. A Serra do Feiticeiro, que circunda quase todo o município, apresenta fato curioso: à medida que o sol vai mudando de posição ela reflete cores diferentes.

Festas tradicionais: Padroeira do município - Nossa Senhora da Conceição 08/12; Emancipação política: 03/12; Carnaval; vaquejada.

Picos Culminantes: Serra do Feiticeiro que circunda toda a cidade com 500 metros de altura.

Limitações:
Ao Norte – Jandaíra e Pedra Preta
Ao Sul – Cerro Cora e São Tomé
Ao Sul - Fernando Pedrosa
Ao Leste – Jardim de Angicos e Caiçara do Rio dos Ventos
Ao Oeste – Angicos e Pedro Avelino


Fatos marcantes:

Um fato que mereceu destaque na política nacional e até internacional, foi a eleição de Luiza Alzira Teixeira Soriano, primeira mulher a eleger-se prefeita na América Latina. 

A chegada da Linha Férrea a Lajes, a localidade tomou grande impulso desenvolvimentista motivando a transferência da sede do município de Jardim de Angicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário