sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Política >> Deputado Fernando Mineiro fala em novo pedido de impeachment para Rosalba

fernando_mineiro_370

Além da cassação sofrida no Tribunal Regional Eleitoral, a governadora Rosalba Ciarlini se depara com outra ameaça ao mandato que exerce: o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) declarou ontem (11) que vai retomar a discussão  sobre o impeachment da chefe do Executivo no âmbito da Assembleia Legislativa.

O raciocínio de Mineiro é o seguinte: “Se a governadora ficou inelegível é porque cometeu improbidade administrativa. Se ela vier a ser condenada por improbidade, então a Assembleia tem que se posicionar. Improbidade é crime. A AL vai ter que discutir. E vamos analisar o pedido de impechment”.

Se Fernando Mineiro levar a cabo a empreitada, Rosalba vai enfrentar seu segundo pedido de impeachment. Há poucos dias, os deputados estaduais rejeitaram uma proposta para "impedir" a governadora com base em atos administrativos que poderiam caracterizar improbidade administrativa e negligência do atual governo. O pedido era fraco por ser genérico e sem foco em denúncia de corrupção.

Agora pode ser mais complicado. A decisão do TRE que condenou Rosalba por abuso do poder econômico na eleição de Mossoró põe lenha na fogueira e reforça novo pedido de impeachment, um julgamento político.

Ontem, o dia foi de espera para o governo e para o grupo do vice-governador Robinson Faria, que já discute auxiliares para um eventual governo - muita gente está curiosa para saber se o primeiro ato de Robinson será a exoneração de Carlos Augusto Rosado, marido da governadora.

Tanto a defesa de Rosalba junto ao TSE como os preparativos para a posse de Robinson Faria dependiam da publicação do acórdão do TRE que cassou e afastou a governadora. A transcrição das notas taquigráficas da sessão histórica atrasou a publicação do documento no Diário Eletrônico da Justiça.

A publicação deve ocorrer hoje. Essa demora na formalização da decisão do TRE favorece a defesa da governadora, que ganha tempo para encontrar o melhor remédio jurídico para mantê-la no cargo.

Já o vice-governador voltou a ser paparicado ontem por gente que andava sumida no entorno dele. A antessala de Robinson na Vice-Governadoria estava lotada durante todo o expediente, sinal de que a perspectiva de poder já mudou a vida do vice.

Ontem também foi um dia de disse-me-disse. Eu soube que o secretariado de Rosalba vai pedir a renúncia coletiva se o recurso da governadora não for provido nos tribunais de Brasília.

A turma de Robinson falava que isso era boato para desestabilizar a posse do vice-governador. E que os boatos eram coisa da "política mesquinha de Mossoró".
O clima promete esquentar nos próximos dias. A decisão dos juízes do TRE espantou as baratas e outros insetos da sucessão estadual.
 Fonte: site Nominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário