sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Três dias para debater novos caminhos dos Pontos de Cultura

Artistas do ponto de cultura Mãos de Arte mantêm atividades regulares no galpão

Representantes dos 53 Pontos de Cultura em atividade no RN se encontram em Natal, entre os dias 13 e 15 de dezembro, para a segunda edição da Teia Potiguar e do fórum estadual. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e se concentra no IFRN-Cidade Alta. O evento visa fortalecer a atuação em rede dos ‘ponteiros’, e despertar na população o interesse pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais. Outro objetivo destacado diz respeito às articulações locais para realização da 5ª Teia Nacional, que acontece em Natal no início de maio do próximo ano – encontro que deverá reunir cerca de 5 mil artistas vindos de todas as parte do país na capital potiguar.

Durante a Teia Potiguar estão agendados momento de discussões políticas, mostra artística, palestras, mesas redondas, oficinas e relatos de experiências. “É uma preparação para o encontro nacional”, reforçou o ator Rodrigo Bico, do Ponto de Cultura Rebuliço, que funciona em Natal na sede do grupo de teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias no Conjunto Pirangi. “Também vamos aproveitar a a presença do MinC, gestores municipais e do Estado, mais os ‘ponteiros’do RN, para iniciar a construção de uma rede local de Pontos de Cultura”, comentou Bico, um dos coordenadores da Teia Potiguar.

Vistos como uma das principais conquistas em termos de políticas públicas estruturantes, os Pontos de Cultura foram implantados durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura em 2008. Na época, o MinC planejava capilarizar sua atuação e uma das maneiras encontradas foi justamente investir e apoiar grupos, coletivos e associações que já desenvolviam algum tipo de projeto.

Porém, pelo pioneirismo da iniciativa e o excesso de burocracia a que os ‘ponteiros’ foram submetidos, alguns tropeços nos trâmites acabaram atrapalhando a ampliação acelerada da rede. A estadualização e/ou municipalização quanto a responsabilidade dos repasses de verbas, e o devido controle da prestação de contas, também prejudicaram os Pontos. Por isso a importância das Teias, para ampliar e manter as redes funcionando.

Serviço
Teia Potiguar – II Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura. De 13 a 15 de dezembro no IFRN-Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743). Abertura sexta (13) às 16h. Informações: 9906-8193 e 8835-9242 ou pontosdeculturadorn.blogspot.com

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário