quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Senado declara Chico Mendes patrono do meio ambiente

Chico Mendes ao lado da mulher, Ilzamar, em Xapuri, semanas antes da morte dele, em 1988 Foto: Miranda Smith
Projeto que dá reconhecimento simbólico à vida e à obra de Chico Mendes foi aprovado ontem e vai a sanção. Vida do ambientalista foi saudada por senadores e Congresso fará sessão de homenagem

O Senado aprovou ontem o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 95/2013, que declara o ambientalista Chico Mendes patrono do meio ambiente no país. Como já foi aprovado na Câmara dos Deputados e não foi alterado no Senado, o projeto vai agora a sanção.

Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que Chico Mendes queria desenvolver a economia do Acre e da região amazônica e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. O senador lembrou que o ambientalista, tornou-se uma figura importante na história do país, além de um símbolo mundial da defesa da natureza.
— É uma figura emblemática, que defendia a natureza e a distribuição de renda — declarou Inácio.
 
De acordo com Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Chico Mendes era uma referência no desenvolvimento sustentável. O senador elogiou a iniciativa da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), autora da matéria, e disse que o efeito simbólico do projeto é muito grande. Na visão de João Capiberibe (PSB-AP), relator do projeto no Senado, a homenagem é justa e merecida.

— Chico Mendes será lembrado, pelo futuro afora, como aquele que imolou a sua vida em defesa da floresta e do planeta — assinalou o ­parlamentar.

Anibal Diniz (PT-AC) aproveitou para convidar os senadores para uma sessão especial que o Congresso realiza na segunda-feira para lembrar os 25 anos da morte de Chico Mendes. O ambientalista foi assassinado a tiros, no quintal da casa dele, em Xapuri (AC), em 22 de dezembro de 1988, uma semana depois de completar 44 anos.

Para Anibal, as homenagens que o Senado presta a Chico Mendes mostram que “a Casa está absolutamente sintonizada com o meio ambiente”.

Fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário