sábado, 22 de março de 2014

Educação Estadual >> Greve da educação é encerrada com vitórias históricas


A greve estadual da educação foi suspensa em assembleia realizada na manhã de hoje (21). Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, pelo nível de truculência do governo Rosalba, as conquistas alcançadas representam uma das vitórias mais expressivas da história de luta dos trabalhadores em educação do Estado.

Em vez dos tradicionais acordos que eram rasgados pelo governo logo depois da greve, a categoria sai com direitos devidamente aprovados pela Assembleia Legislativa. Para o Sinte-RN o mais importante deles é a manutenção do nível na carreira (letra) para quem avança na aquisição de títulos acadêmicos como mestrado e doutorado. “Quem avançava nos títulos voltava para início da carreira. Uma distorção absurda que desmotivava o profissional e causava danos irreparáveis na educação pública”, esclarece Fátima.

Além da manutenção da Letra, a greve conquistou a regulamentação do porte das escolas, o pagamento do reajuste do Piso nacional de 8,32% e o avanço em um nível na carreira (promoção de uma Letra). O coordenador geral, Rômulo Arnaud comemora: “Todas as conquistas representam incremento salarial. Uma forma concreta de melhorar a realidade salarial dos profissionais da educação”.

Assembleia decide: sem reposição do desconto ilegal não haverá reposição de aulas

Os profissionais que tiveram seus salários descontados ilegalmente pelo Governo não devem repor as aulas até que a determinação judicial seja cumprida pelo Governo. Essa foi a decisão da Assembleia que encerrou a greve.

O anúncio do recurso judicial contra a decisão do TJ/RN e o não cumprimento das reivindicações dos funcionários da educação chegou a pesar em favor da continuidade da greve, mas a maioria da assembleia entendeu que se o movimento fosse prolongado ficaria enfraquecido já que a adesão dos funcionários foi muito baixa e em muitas escolas os educadores anunciaram que iriam voltar às aulas independente da decisão da assembleia.

Para o coordenador geral do Sinte/RN, José Teixeira, a categoria decidiu acertadamente. Ele avalia que o recurso judicial do Governo não tem base jurídica e era na verdade uma armadilha. “A tendência do Judiciário é fazer cumprir a Lei em favor dos educadores. A Secretária sabe disso, mas queria enfraquecer nossa luta para tentar fazer realizar sua profecia sem noção de que a greve morreria por inanição. Não caímos nessa”, destaca José Teixeira.

A diretora de assuntos jurídicos Vera Messias lembra que a medida protelatória do Governo não anula a decisão do TJ/RN e que ela terá que pagar, do próprio bolso, uma multa diária de R$ 1.000,00 a partir de hoje. “A Assessoria Jurídica está priorizando essa batalha no âmbito do Judiciário. A defesa será feita com firmeza mesmo com a suspenção da greve”, informa.

A coordenadora Fátima Cardoso se solidarizou com as vítimas da truculência do governo Rosalba e parabenizou a categoria pela decisão: “É preciso ter a coragem de começar e resistir e a responsabilidade de saber a hora de parar. A categoria fez tudo no tempo exato, por isso sai da greve com a cabeça erguida, conquistas históricas e ainda o apoio da sociedade e as condições para reverter as sandices do Governo”, afirma.
Fonte: site do SINTE/RN

Sem comentários:

Enviar um comentário