segunda-feira, 17 de março de 2014

Participação familiar >> Por que conhecer a escola de seu filho?

Na volta às aulas, é hora de sanar curiosidades em uma conversa tira-dúvidas com o professor ou diretor


A volta às aulas é uma boa oportunidade para estreitar a relação com a escola e mergulhar no mundo que cerca a criança

Seu filho passará a maior parte deste ano na escola - nada mais natural, portanto, que você entenda tintim por tintim como será a vivência dele ali. Mesmo que já conheça a instituição, mas, principalmente, se for o primeiro ano de vocês com ela, a volta às aulas é uma boa oportunidade para estreitar a relação e mergulhar no mundo que cerca a criança em seu dia a dia.

O que é importante conhecer sobre a escola?

Primeiro, atente-se justamente à abertura que ela dá às suas curiosidades - se sentir resistência, é a hora e a vez de trabalhar esse aspecto. "Sinto que existe uma dificuldade por parte das escolas no que diz respeito a conquistar os pais, a atrair a sua participação", lamenta o professor José Luiz de Paiva Bello, que tem 40 anos de experiência em sala de aula e hoje leciona pedagogia da Universidade Veiga de Almeida (RJ). "É preciso, porém, haver cumplicidade entre os pais e a escola. Afinal, o aprendizado da criança é seu objetivo comum".

Algumas escolas preparam reuniões de começo de ano, outras dependem da sua iniciativa para pedir uma conversa tira-dúvidas. Seja qual for o método, veja alguns aspectos eleitos pelos especialistas que não podem passar batidos nesse início de ano letivo.

Fonte:
 Educar

Sem comentários:

Enviar um comentário