quarta-feira, 28 de maio de 2014

Formação >> CUT promove curso de igualdade racial com dirigentes de todo país


Objetivo é criar Coletivo Nacional de Igualdade Racial a partir do segundo módulo do curso


Escrito por: CNM - CUT

Começou nesta segunda-feira (26) o primeiro módulo do Curso de Formação Sindical “Combate ao Racismo para a Construção da Igualdade Racial”, promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). A atividade, que se estende até sexta-feira (30), no Instituto Cajamar, interior de São Paulo, conta com a participação de 30 dirigentes de todo país. 

No primeiro módulo estão sendo abordados os seguintes temas: a África nossa de cada dia - passado, presente e futuro; a contribuição dos africanos para o desenvolvimento humano universal; as matrizes africanas do Brasil; colonialismo, racismo e luta de classes; racismo no Brasil; a luta dos trabalhadores e a questão racial; e desafios contemporâneos para a promoção da igualdade racial. Além disso, está programado um teatro-fórum, uma atividade para socializar as histórias de vida relacionadas ao racismo. 

Na abertura do curso, a secretária de Igualdade Racial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Christiane Aparecida dos Santos, falou sobre a criação do Coletivo Nacional de Igualdade Racial a partir do segundo módulo do curso, previsto para novembro. “A atividade tem como objetivo fortalecer o debate da questão racial nos sindicatos e federações. E, posteriormente, no segundo módulo, culminar com a criação do Coletivo. É o compromisso do movimento sindical lutar pela igualdade, principalmente na questão racial, pois sabemos que os negros recebem salários mais baixos e ocupam postos de trabalhos mais precários”, disse.
O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, marcou presença no início do curso e enfatizou a importância da história para aprofundar a consciência sobre a questão racial no país. “Não é uma atividade somente para negros. É um curso para aqueles que militam na área, para quem é contra o racismo e acredita que a sociedade não deva ter desigualdades. É uma discussão que precisa sair da sala de aula e ser repassada aos companheiros e companheiras que não tiveram a oportunidade de estar aqui”, comentou.


O presidente do Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial), Ramatis Jacino, fez um breve relato sobre as ações do Instituto. “O Brasil é uma mistura racial. A missão do Inspir é proporcionar conhecimentos aos dirigentes sindicais para a luta eficaz contra a discriminação, com ética, visão humana e social. Somos agentes multiplicadores que quer uma sociedade desenvolvida, justa e diversa”, salientou.

Estão participando do curso dirigentes dos sindicatos de metalúrgicos mineiros de Extrema, Pouso Alegre, Belo Horizonte/Contagem, João Monlevade e Juiz de Fora (MG), de Feira de Santana (BA), São Leopoldo (RS), os paulistas Sorocaba e São Carlos, e os estaduais do Amazonas, Espírito Santo e Ceará. Com o objetivo de também integrar e fortalecer o Macrossetor da Indústria da CUT, formado por metalúrgicos, químicos, têxteis, trabalhadores na construção e na alimentação, também foram convidados sindicalistas dos demais setores. Assim, o curso tem a presença de dirigentes da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) do Rio Grande do Norte e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário de São Paulo (CNTV/CUT). As duas outras categorias não puderam participar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário