quinta-feira, 29 de maio de 2014

IFRN >> Lajes e a concretização de um sonho...

  Por Canindé Rocha Professor da Rede Pública


Hoje, 29 de maio de 2014, uma data importante para nosso município e toda Região Central, pois estamos tendo a oportunidade de presenciarmos mais um passo na concretização de um sonho que se transforma em realidade, com a chegada do IFRN em Lajes. 

 

Lajes e demais municípios da Região estarão juntos participando de uma Audiência Pública em que estaremos discutindo os cursos a serem instituídos no IFRN. Isso tem relevância em virtude de alguns aspectos que merecem destaque, e não apenas com relação a vinda do IF, mas, sobretudo, a forma democrática como esse avanço chega, pois quando (senão em um governo do PT) teríamos a oportunidade de termos uma regionalização dessa instituição e ainda mais a condição de estarmos sentando todos (comunidade acadêmica, classe política, e a comunidade em geral) para discutirmos sobre a definição dos cursos a serem implantados? 


Eu há bastante tempo acompanho várias questões relacionadas a política, educação e demais questões sociais, porém tenho dito e repetido que o nosso pais, em particular os municípios vivem desde os Governos do Presidente Lula um momento de avanços, pois mesmo ainda com várias questões que não se conseguiu resolver, temos, por outro lado, uma gama de ações positivas que JAMAIS os pequenos municípios tiveram, e se eu for aqui descrevê-las me estenderia bastante. Para justificar o que estou afirmando, cabe um questionamento: Será que ainda fôssemos governados pelo PSDB/DEM estaríamos hoje em Lajes comemorando a chegada de um IFRN e ainda mais, discutindo os cursos a serem implantados como iremos fazer logo mais à tarde? Para responder essa questão basta recorrer a um simples fato: Nos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso o Brasil passou por uma crise no ensino técnico e superior, tendo Lula recebido como “herança” um dispositivo constitucional que proibia a União de investir na construção e ampliação de escolas de nível técnico e superior o que levou o governo Lula a perder um ano (2003) para que viesse a conseguir derrubar essa “Lei” que representava um grande atraso para o país.

Eu, seja na condição de professor, de filho dessa terra e também por ter sido um dos que busquei, enquanto vereador junto a Deputada Federal Fátima Bezerra a  vinda dessa grande obra para nosso município fico bastante feliz em ver a concretização desse sonho... Por tudo isso percebe-se que nossa luta valeu muito a pena!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário