terça-feira, 17 de junho de 2014

Você sabia que se não fosse os Governos Lula/Dilma Lajes não teria uma unidade do IFRN?

  O governo de Fernando Henrique (PSDB) proibiu a expansão do sistema federal de educação profissional. Pois, criou a lei nº 9.649/98 impedindo a construção de novas escolas técnicas federais, veja:

Art. 47, parágrafo quinto: "A expansão da oferta de educação profissional, mediante a criação de novas unidades de ensino por parte da União, somente poderá ocorrer em parceria com Estados, municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não -governamentais, que serão responsáveis pela manutenção e gestão dos estabelecimentos de ensino".

 “A presença do advérbio "somente" não deixa dúvidas. A União até poderia custear a construção de novos estabelecimentos, mas custeio e pessoal não mais seriam da sua responsabilidade. ”(Mais informações clique aqui:
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=3754)

Ou seja, dificilmente os governos estaduais, municipais ou privados teriam condições de bancá-las ou interesse em expandi-las para regiões mais pobres.

Portanto, em 2003, foi preciso que o Governo Lula alterasse essa lei. Com isso, o Rio Grande do Norte pôde ampliar suas escolas - que até 2002, eram apenas dois Campi, em Natal e Mossoró - passando a ter hoje 19 IFRN's em funcionamento e outros por inaugurar.

Conclusão: Se não fosse os governos de Lula e Dilma com certeza não teríamos quase 50 jovens lajenses fazendo IFRN em Ipanguaçu e nem mesmo a expectativa de em breve termos a nossa própria escola técnica federal.

Sem falar de outra importante obra, principalmente, para aos jovens de Lajes e da nossa região: a UFERSA - Angicos.

Pensem bem!

Marcílio Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário