domingo, 24 de agosto de 2014

Parceria >> UFRN celebra acordo de cooperação com universidade de Cuba


Os reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, e da Universidade de La Isla de La Juventud (IUJ), em Cuba, Leonardo Cruz Cabrera, celebraram nessa quinta-feira, 21, na Reitoria, o acordo de cooperação mútua para ações de ensino, de pesquisa e de extensão.

Antes da formalização do acordo, o reitor Leonardo Cruz Cabrera observou a importância da UFRN no cenário educacional do Brasil, país de clima tropical e de origem que guarda semelhanças com a ilha de Cuba. Leonardo Cabrera destacou as boas relações entre as duas nacionalidades e a qualidade da Universidade com a qual a Isla de La Juventud está se associando, para parceria.

Ao se referir ao acordo com a IUJ, de Cuba, Angela P. Cruz realçou os interesses e as áreas que as instituições podem avançar, por meio dessa cooperação, como Línguas, Engenharias, entre elas a de alimentos, e de softwares. “Esse encontro entre as duas instituições representa uma oportunidade para avançarmos nas relações interacadêmicas”, disse a reitora.

O reitor da Universidade de Ciências Médicas Las Tunas, Luis Manoel Peréz Concepción, considerou o projeto pedagógico do Curso de Medicina Multicampi “uma experiência ousada e avançada”. Citou a metodologia e a estrutura curricular como diferenciais, e anunciou interesse em formalizar intercâmbio nessa área, entre a instituição que dirige com a UFRN. “Cuba é um dos países com os quais a UFRN quer ampliar a cooperação técnico-científica”, respondeu-lhes Angela Paiva, ao se despedir dos visitantes.
 
Trocas e validade
Esta é a quarta universidade cubana, entre as instituições estrangeiras, com quem a UFRN mantém convênios/acordos para a oferta de ensino, a produção de conhecimento e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. A UIJ passa, a partir de agora, a enviar e receber estudantes, docentes e técnicos administrativos para visita técnicas, consultorias e realização de cursos, projetos e eventos.
Válido por cinco anos, o acordo mútuo contempla, ainda, o intercâmbio de informações e de publicações acadêmicas, científicas e culturais, assim como o acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das duas instituições.

Interessados em participar desse tipo de ação interinstitucional devem apresentar projetos específicos, com respectivos planos de trabalho a serem aprovados pelas instâncias das universidades, e vinculados ao termo de cooperação firmado ente as duas instituições. Mais informações pelos endereços: sri.sri@ufrn.br (Brasil) IJU (Cuba), e pelos telefones: (46) 324819, (46) 327980.

Fonte: Boletim Diário da UFRN – Natal/RN,sexta-feira, 22/08/2014 – Ano XII

É bom saber que mesmo ante ao conservadorismo e atraso de 50 anos de diversos professores e estudantes, a gestão da UFRN está atual, inovadora e ligada com o futuro. Vamos à Cuba e que venham os cubanos! Viva a América Latina.

Sem comentários:

Enviar um comentário