terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tecnologia >> Novidades da robótica são discutidas em Natal

No Rio Grande do Norte, as equipes de estudantes e professores de escolas públicas e privadas disputam o título estadual na modalidade prática

Natal sediou neste sábado (23) e domingo (24) e etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2014. A competição acontece no prédio da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) das 8h às 18h na UFRN.

A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. No Rio Grande do Norte, as equipes de estudantes e professores de escolas públicas e privadas disputam o título estadual na modalidade prática. A prova consiste em construir e programar um robô bombeiro que deve vencer obstáculos para salvar vítimas em um prédio em destruição. Os vencedores representarão o estado na final nacional, que acontece em São Carlos (SP) no mês de outubro.

De acordo com o coordenador local da OBR, o professor da UFRN Aquiles Burlamaqui, mais de 100 equipes disputarão o título estadual, demonstrando que o interesse pela Robótica no RN tem crescido a cada ano. “No ano passado, tivemos 60 equipes, neste ano são mais de 100. O interesse pela Robótica só tem crescido no RN. Já somos o quarto maior estado em número de participantes da prova prática no país”, comemorou o professor.

I Mostra de Robótica
Além da competição tradicional, o evento trouxe uma novidade: a realização da I Mostra de Robótica dos projetos de pesquisa do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da ECT-UFRN, que ocorre no mesmo local, dias e horários da OBR.
Realizada pela OBR-RN juntamente com a UFRN, a mostra teve demonstrações de robôs ecológicos, robôs que repetem movimentos humanos, ambientes imersivos de realidade virtual, entre outras atrações. “Essa é mais uma oportunidade de demonstrar a força da Robótica no RN e o que está sendo desenvolvido no LAR. São projetos muito interessantes e estamos apenas no início”, destacou Burlamaqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário