quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Saúde >> 10 Explicações Sobre os Benefícios do Suor Suar Faz Bem, Saiba o Porquê!

Nosso corpo possui um sistema natural e gratuito de
regulagem de temperatura, que funciona através do suor. Quando suamos, deiminuimos a temperatura coporal a niveis saudáveis, evitando choques térmicos. O ato de suar nos mantém equilibrados. E o que mais o suor faz e por que é tão recomendado que se "sue a camiseta"?
Bem... talvez tenha algo a ver com os dez motivos que apresentamos a seguir:
 
1. Você sabia que as glândulas sudoríparas ajudam na cura de ferimentos?
Recentemente, muitas pesquisas dedicaram especial atenção às glândulas sudoríparas, especialmente às glândulas sudoríparas ecrinas, que podem ser encontradas aos milhões, alojadas na nossa pele. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que essas glândulas armazenam uma quantidade significativa de células-tronco adultas, que são usadas para curar ferimentos. Estudando o processo de cicatrização de feridas com a utilização desse material, os cientistas esperam encontrar potencial para produzirem medicamentos curativos.
 
2. Elimina as toxinas
Dizem os especialistas que nós suamos, principalmente, o excesso de sal, colesterol e álcool. Isso significa que o suor nos desincha, limpa nossas artérias e nos ajuda na recuperação de ressacas. Portanto, na próxima vez em que você suar, lembre-se dos lixos que seu corpo está eliminando.
 
3. Manda a dor embora
Quando nos exercitamos, não apenas produzimos endorfinas, como também analgésicos naturais. Se você sofre de dores no pescoço ou alguma outra dor que não passa, o exercício pode estimular padrões neuroquímicos no nosso cérebro que produz endorfinas e age como analgésico natural. Dores crônicas são difíceis de suportar, mas exercícios regulares (quando permitidos) são ótimas formas de manter-se distante das dores.
 
4. Previne as super-dolorosas pedras nos rins
A dor provocada por pedras os rins é descrita como beirando o insuportável. Há quem a compare com as dores de um parto, sem o final feliz. Ela ocorre quando consumimos muito sal e não "descarregamos" nosso organismo com a frequência necessária. Entretanto, pesquisas têm demonstrado que provocar um suadouro regularmente, junto com o consumo de bastante líquido, irá purificar seus rins e todo o seu organismo de forma a impedir a formação de pedras.
 
5. É ótimo para uma pele com boa aparência
Quando suamos, os poros da nossa pele se abrem e liberam grandes quantidades de impurezas que estavam alojadas nela. É claro, apenas suar não adianta.  Portanto, se você está suando, certifique-se de limpar sua pele muito bem pelo menos 3 vezes ao dia. Assim,  as sujeiras serão eliminadas, deixando-a limpa e bonita.
 
 
6. Melhora o humor
Você já deve ter sentido aquela sensação ótima depois de suar durante um exercício. Não é coisa da sua cabeça e não se deve apenas ao exercício. Quando seu corpo se aquece o suficiente para suar, ele aciona certos neurônios sensíveis à temperatura em nosso cérebro, e que influenciam o nosso estado de ânimo. Poryanto, exercitando-se e fazendo o corpo atingir aquelas temperaturas é uma ótima forma de sentir-se melhor, mais auto-confiante e de bom humor.
 
7.  Relaxa músculos tensos
O suor aquece os músculos do corpo, e também os umedece. Isso ajuda a relaxar aqueles músculos cansados e doloridos, porque elimina o estresse e fadiga que causa desconforto.
 
 
 
8. Além de eliminar as toxinas naturais, o suor também dá conta das artificiais
Pesticidas, herbicidas e metais pesados são altamente empregados no ambiente em que vivemos e nem imaginamos o quanto estamos expostos a esses materiais. Através do suor, eliminamos também esses venenos artificiais que tanto nos prejudicam.
 
9. Previne gripes e infecções
Você gosta de desinfetantes? Você sabia que seu corpo fabrica um? Uma pesquisa na Universidade de Tubingen, na Alemanha, sugere que o suor humano contém um agente antimicrobiano que parece combater germes como os da tuberculose e outros microrganismos que ameaçam a nossa saúde.
 
10. E, é claro, regula a temperatura corporal, também em longo prazo
O suor ajuda nosso corpo a reconhecer a necessidade de manter o equilíbrio térmico. O organismo se ajusta às condições ambientais. Portanto, quanto mais você suar, melhor o seu corpo irá aprender quando e quanto suor ele deve secretar para melhor esfriar ou manter-se aquecido. Não apenas para os momentos de exercícios, mas também, o tempo todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário