terça-feira, 14 de outubro de 2014

Governo e Movimentos Socias >> Dilma recebe 7,5 milhões de assinaturas pela reforma política

Dilma recebe 7,5 milhões de assinaturas pela reforma política

As assinaturas foram coletadas pelo movimento “Plebiscito Constituinte”, com adesão de cerca de 480 entidades e movimentos sociais. Entre os pontos discutidos estão o financiamento público de campanha, o fim do voto secreto em deliberações do Congresso e das coligações partidárias proporcionais

Na segunda-feira (13), a presidenta e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, recebeu 7,5 milhões de assinaturas de pessoas que apoiam um plebiscito para a formação de uma assembleia constituinte que possa implementar a reforma política no país. As assinaturas foram coletadas entre os dias 1 e 7 de setembro pelo movimento “Plebiscito Constituinte”, com a adesão de cerca de 480 entidades e movimentos sociais. De um total de 7.754.436 participantes, 97,05% foram favoráveis à mudança das regras eleitorais em vigor.

Sobre o assunto, a presidenta reforçou a importância da participação do povo brasileiro em torno dessas reivindicações. “Não podemos achar que o Congresso Nacional se autorreforma. Eu acho que nenhuma instância se autorreforma sem a manifestação popular”, afirmou. No ano passado, Dilma já havia proposto uma constituinte para a reforma política, mas não teve apoio dos partidos e nem mesmo da comunidade jurídica, que temia uma mudança mais ampla na atual Constituição.

Entre os pontos discutidos pelos manifestantes estão o financiamento público de campanha, o sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital), a manutenção ou não da suplência para senador, o fim do voto secreto em deliberações do Congresso e as coligações partidárias proporcionais. No ato realizado ontem, em Brasília, a petista foi ovacionada pela militância, que interrompeu o discurso várias vezes para aplaudi-la.
Dilma aproveitou o evento para saudar a reeleição do presidente boliviano Evo Morales e criticar a política externa defendida pelo adversário Aécio Neves (PSDB), que, segundo ela, irá “voltar as costas” para a América Latina e retomar a proposta da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Sem comentários:

Enviar um comentário