quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Atenção >> Bombeiros do Rio Grande do Norte registram aumento nas ocorrências com abelhas

Corpo de Bombeiros já supera 800 chamados em 2014Corpo de Bombeiros já supera 800 chamados em 2014O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBM/RN) registrou 850 atendimentos de captura de abelhas de janeiro a agosto de 2014 em Natal e região metropolitana, um quantitativo 6% maior do que comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 799 casos.

De acordo com dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do CBM/RN, durante o período de reprodução das abelhas - setembro a fevereiro - aumenta em três vezes o perigo de ataques por causa da defesa em relação à presença externa de homens e animais. Por ano, a Corporação chega a contabilizar cerca de 1.500 atendimentos na Grande Natal.

"Nesse período do ano, os índices devem subir ainda mais. Atualmente, recebemos uma média de 15 chamadas diárias para atendimento a enxames na região metropolitana", detalha o coronel Elizeu Lisboa Dantas, comandante-geral.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dos ataques, o Corpo de Bombeiros possui uma guarnição exclusiva do Serviço de Defesa Ambiental (Sidam) da instituição para este tipo de atendimento, visando oferecer um serviço mais eficiente à população, mas a demanda ainda é muito alta.

"O Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento por meio do telefone 193. Estamos intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências, escolas, hospitais e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso", justifica.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário