segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Redação do ENEM 2014 teve como tema 'Publicidade infantil em questão no Brasil'

"Publicidade infantil em questão no Brasil" foi o tema da redação proposto neste domingo, 9, aos 8,7 milhões de inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação traz três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do exame permite o acesso às políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.

Opinião da lajense  Nizangela Laureano  em sua página do Facebook sobre o tema da redação do ENEM 2014:
 
Nizangela Laureano"Achei interessantíssimo o tema da redação do Enem 2014 “Publicidade infantil em questão no Brasil” Tivemos que escrever uma redação com olhar crítico e cidadão, mostrando conhecer nossos direitos e deveres. Até discordei de um colega que disse ter escrito que a questão de regulamentação da publicidade é uma censura.

Devemos ter consciência de que a criança é um ser em desenvolvimento, sendo o Estado e os pais responsáveis por direcionar este ser. É papel dessas duas instituições (Estado e família) indicar o que é bom ou não para meninos e meninas. Sempre segui a linha de pensamento que criança tem que se preocupar mais em ser do que ter. Na perspectiva de leis, de acompanhamento dos pais e responsabilidades deles. Achei interessante também falar um pouco da escola, da participação da instituição dando aulas sobre consumismo ou da escola trabalhar esta coisa de que a criança não precisa consumir para ser.

Gostei do tema porque o meu dia dia já tenho esse posicionamento cidadão e consciente sobre essa realidade social. Agora é esperar os resultados!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário