quarta-feira, 26 de março de 2014

MODELO DE SUCESSO >> Representante do MDS visitam Moçambique e África do Sul para dar início à segunda fase do PAA África

Objetivo da missão é apresentar experiência brasileira que une a produção da agricultura familiar com programa de acesso à alimentação
Brasília, 21 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa, a partir de segunda-feira (24), de uma missão no continente africano para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e contribuir na segunda fase do Purchase form Africa for Africans (PAA África) – projeto inspirado a partir da experiência brasileira em compras institucionais. A diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, Denise Reif Kroeff, é uma das representantes do governo brasileiro na visita à África do Sul e a Moçambique.

Na segunda (24) e terça-feira (25), em Pretoria, Denise Kroeff e os representantes da Coordenação das Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentação (PMA) se reúnem com o governo sul-africano e com a sociedade civil para reforçar o diálogo voltado para a compra local de alimentos para abastecer as escolas, além de fortalecer parcerias regionais.

Uma visita de campo na província de Tete, em Moçambique, está marcada entre os dias 26 e 28 de março para conhecer a forma de execução de compras institucionais da agricultura familiar no país.

No dia 31, em Maputo, capital de Moçambique, o grupo irá apoiar os gestores locais, a partir de uma troca de experiências, na construção de uma estratégia de avanço em relação à segunda fase do PAA África, que teve início em janeiro deste ano. A reunião também tem o objetivo de avaliar necessidades da assistência técnica, identificar riscos e novos parceiros para consolidar o programa nesta nova etapa.

Segundo Denise, a mais importante característica do PAA é unir a produção da agricultura familiar com programa de acessos à alimentação, tendo como resultado a segurança alimentar e o desenvolvimento local. “É esta experiência que o Brasil tem a oferecer à África. Nesta segunda fase do Programa PAA África, é necessário buscar um diálogo regional, visando consolidar a estratégia de compras locais como um dos instrumentos para combater à fome no continente”, afirmou.

PAA África – Desde 2012, o programa beneficiou cinco mil agricultores familiares e 125 mil estudantes de 434 escolas em cinco países: Etiópia, Malaui, Moçambique, Níger e Senegal. Além do apoio do governo brasileiro (Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Relações Exteriores), da FAO e do PMA, o PAA África recebe o apoio do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID). Nos próximos cinco anos, o investimento será de US$ 11 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário