terça-feira, 25 de março de 2014

Literatura >> Feira do Livro de Mossoró é lançada com homenagem a incentivadores da leitura

Feira do Livro será realizada em agostoFeira do Livro será realizada em agostoNa noite de hoje, será lançada a 10ª Feira do Livro de Mossoró, que já chega trazendo uma série de novidades que irão inovar um dos mais importantes projetos de fomento ao acesso à literatura no Estado. O lançamento da feira, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19h, contará com o show do contador de histórias e humorista Jessier Quirino, importante nome da literatura nordestina.

De acordo com Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro de Mossoró, o objetivo principal do evento é conseguir estender a feira para além dos cinco dias de exposição e palestras. Ele revelou que as datas do evento já foram escolhidas e que atrações de relevância nacional possivelmente estarão presentes.

"A Feira do Livro acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto, e nosso grande objetivo é conseguir realizar cinco meses de atividades voltadas para a literatura, para a troca de experiências com livros, que vão ampliar o panorama do nosso evento. Quanto às atrações, posso dizer que teremos nomes para todos os públicos, desde aqueles mais conhecidos, até escritores locais", comenta Rilder.

O organizador comenta que alguns projetos paralelos já estão preparados para serem lançados em consonância com a feira. Ele ressalta os projetos "Poesia de Guardanapo", que percorrerá os bairros da cidade, produzindo e divulgando poesia, e "Liberte um livro", que promoverá doação e distribuição de livros usados.

Rilder Medeiros confirmou que o local de realização da feira será informado hoje no lançamento, serão apresentados também alguns dos nomes já confirmados para as palestras e programações do evento. "Em Mossoró, a literatura popular tem muita força, acredito que seja por conta dos principais nomes da literatura da cidade, como Antônio Francisco", comenta Rilder, falando sobre os possíveis convidados para a feira em 2014.

Outro momento interessante no lançamento da feira acontecerá com a homenagem a escritores e apoiadores da literatura local. Será entregue o Troféu Niná Rebouças aos 10 grandes parceiros da leitura em Mossoró, entre eles, o editor-geral do O Mossoroense, Cid Augusto; e o poeta e cordelista Antônio Francisco, que receberá o título de patrono da Feira do Livro.

As outras homenagens da noite serão destinadas à Companhia Energética do Rio Grande Norte (Cosern) e à Fundação José Augusto, grandes patrocinadores do evento nestes 10 anos, e também para a própria Niná Rebouças, falecida em 2010 e uma das fundadoras da Feira do Livro de Mossoró, que será homenageada com a entrega de um troféu póstumo para seu marido Elviro Rebouças.

O "matuto" Jessier Quirino vem a Mossoró para lançar Feira do Livro
O poeta e contador popular de histórias Jessier Quirino é o grande nome do lançamento da Feira do Livro 2014. O "matuto" é reconhecido nacionalmente pelo estilo peculiar de recontar histórias do imaginário nordestino. O show começará às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, dentro do lançamento da feira.

De acordo com o organizador da feira, Rilder Medeiros, Jessier já era um antigo sonho dos organizadores, que sempre era inviabilizado por um motivo distinto, mas que em 2014 foi concretizado. Ele ressalta que a participação do artista que possui escrita de caráter popular já dá o tom do que será a feira em 2014, com um olhar bem íntimo para a literatura regional e popular.

"Jessier é um grande contador de histórias, é um homem que relata com precisão histórias que transitam no imaginário popular do nordestino, e isso é muito importante, pois tem muita relação com nosso trabalho na Feira do Livro. Já tínhamos tentado trazê-lo outras vezes, mas sempre fomos inviabilizados por questões estruturais", comenta Rilder, comemorando a vinda do artista.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário