segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cursos Acadêmicos >> Prêmio para Livro-Reportagem


Truman Capote foi o precursor do que chamamos hoje novo jornalismo – Foto Cedida
O Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem é oferecido pela Autêntica Editora (Promotora), com o objetivo de selecionar trabalhos de conclusão de cursos acadêmicos que se enquadrem no gênero livro-reportagem.
A participação é aberta a autores maiores de 18 anos, de todas as nacionalidades, residentes no Brasil (participante). Podem concorrer ao prêmio textos no formato de livro-reportagem (obra) elaborado pelo participante que, no momento da inscrição, tenha defendido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tenha colado grau, de qualquer curso superior, há no máximo cinco anos.
As obras devem ser inéditas e escritas em língua portuguesa. Entende-se por inédito o material não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, livros, revistas ou qualquer outro meio impresso, digital ou audiovisual.
Não serão elegíveis coletâneas de reportagem, ainda que sob o mesmo tema (entende-se aqui por livro-reportagem uma obra que tenha unidade em torno de um tema). Também não serão aceitos projetos de livros, mas somente obras já totalmente escritas.
A fim de assegurar a idoneidade do prêmio, exige-se o anonimato dos participantes. Assim, as obras devem vir assinadas com pseudônimo. Os dados pessoais para identificação posterior do participante devem constar apenas na ficha de inscrição, disponível no site do Prêmio: www.grupoautentica.com.br/premio-autentica
O participante declara que a obra é de sua autoria e assume a inteira e exclusiva responsabilidade na hipótese de constatação de plágio total ou parcial, sujeitando-se às penalidades da lei dispostas no Artigo 184 do Código Penal Brasileiro e da Lei de Direito Autoral (nº 9610/98).
As eventuais fotos, gráficos e ilustrações apresentadas na obra devem ter os direitos autorais e patrimoniais assegurados pelo participante. A cessão de direitos autorais e/ou cessão de direitos de imagem serão requisitadas em caso de classificação da obra para a fase final.
As referências literais ou mesmo citações devem seguir as normas técnicas da ABNT 14.724, zelando pelos direitos autorais dos seus criadores. A Autêntica Editora se reserva o direito de adequar o livro vencedor à sua linha editorial e textual.
Serão considerados neste Prêmio trabalhos de autoria única ou escritos em co-autoria (até três coautores), desde que todos os autores aceitem participar do Prêmio e preencham a ficha de inscrição.
A coautoria não significa reunião de textos dos autores, mas um texto único com mais de um autor. Podem ser inscritas duas obras.
O participante deve se cadastrar no site do Prêmio (até 28 de fevereiro), criando um login e uma senha. Em seguida, deverá preencher o formulário e anexar a obra participante, em formato PDF, bem como as imagens e demais documentos comprobatórios (a lista dos documentos exigidos se encontra no site do Prêmio). Em caso de obra de coautoria (até três autores), cada coautor deverá realizar um cadastro, vinculando no campo (coautoria) o nome dos demais participantes.
Para a inscrição será pedida, além dos documentos pessoais, cópia de documento que comprove o término da graduação (diploma ou comprovante de colação de grau) ou apresentação do TCC (avaliação da banca examinadora).
Mais informações pelo e-mail: premiolivroreportagem@grupoautentica.com.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário