domingo, 4 de janeiro de 2015

Veraneio faz população de Tibau crescer mais de 25 vezes




Distante 42 km de Mossoró, a cidade de Tibau recebe grande volume de turistas entre os meses de dezembro e janeiro. No período do veraneio, a população da cidade praiana deve receber cerca de 100 mil visitantes, um número de pessoas 25 vezes maior que a população que mora no município. 

O aumento sazonal na população ajuda a aquecer a economia da cidade litorânea, sobretudo no setor imobiliário, com o aumento na procura de aluguéis por famílias que pretendem passar o vereneio. A movimentação à procura por casas de praia inicia desde dezembro, onde muitas famílias procuram um imóvel para passar a virada do ano. 

"Gosto de passar o réveillon em Tibau com os amigos. Nós aproveitamos para ficar mais uns dias na casa de um amigo curtindo a praia, é uma ótima forma de começarmos as férias, de conhecer gente nova, é minha data favorita do ano", disse a dona de casa Jane Souza.

Além dos imóveis, o comércio em Tibau costuma ficar aquecido neste período, ajudando a economia local. Alguns estabelecimentos comerciais de Mossoró, inclusive, migram para Tibau neste período em busca da clientela. 

Os donos de restaurantes e pousadas também sentem os efeitos positivos do aumento da população. Os ambulantes que vendem seus produtos à beira-mar comemoram o intenso movimento de turistas, que representa um bom dinheiro extra para começar o ano. "É uma época muito boa para vendas. Nesses primeiros meses do ano consigo aumentar o faturamento em quase 50%", diz o vendedor ambulante Francisco da Silva.

Aumento da população tibauense exige planejamento
O crescente aumento da população em Tibau nos primeiros meses de ano exige planejamento. A infraestrutura, a segurança, a organização do trânsito, entre outras questões estruturais nem sempre ficam a contento dos veranistas, atrapalhando um pouco daqueles que escolhem a cidade para aproveitar as férias. 

"Todo ano são os mesmos problemas em Tibau. Neste ano, com a duplicação da RN-013, melhorou o trajeto até chegar aqui, mas na cidade pouco mudou. É muita gente, e a cidade não se prepara para receber tantas pessoas. Vou passar o veraneio em Tibau porque já é o costume, mas o município precisa de um melhor planejamento para receber os turistas", diz a estudante Izabelly Freitas. 

Para atender à demanda, o abastecimento de água na cidade deverá ser reforçado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Desde o dia 23 do mês passado, a companhia substituiu o conjunto de bombas de uma vazão de 120 mil para 270 mil litros de água por hora, medida que se estenderá até depois do Carnaval.

Parceria entre a Prefeitura de Tibau e Prefeitura de Mossoró visa ampliar os serviços de saúde e de segurança. Com o convênio, serão disponibilizadas uma equipe e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o município de Tibau no período de janeiro a março de 2015.

A segurança também é reforçada nesse período, através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Tibau e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Polícia de Trânsito e a Marinha do Brasil.

Fonte: http://omossoroense.uol.com.br/index.php/o-jornal/cotidiano-mobile/62174-veraneio-faz-populacao-de-tibau-crescer-mais-de-25-vezes

Sem comentários:

Enviar um comentário