segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Turismo potiguar movimenta economia do RN

As praias do litoral potiguar continuam sendo principal atrativo turístico do RN
Com mais de 400 km de litoral, é natural que os destinos mais procurados no Rio Grande do Norte sejam as praias potiguares. Mas há muito a ser explorado fora dos roteiros dos famosos passeios de bugues nas dunas. 
O turismo no interior do Rio Grande do Norte destaca-se principalmente pelas festas de carnaval (Caicó, Macau e Guamaré), São João (Mossoró) e de datas religiosas (Festa de Santana em Caicó e Currais Novos; de Santa Luzia em Mossoró; de Nossa Senhora da Guia, em Acari; e de São Sebastião em Parelhas, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Encanto.
No entanto, tem crescido bastante a procura pelos festivais gastronômicos (Martins e Pipa) e literário (Pipa). Para quem gosta de frio, as temperaturas das regiões serranas de Monte das Gameleiras, Martins e Serra de São Bento chegam a 15 graus e são um convite para se apreciar uma conversa em torno de uma fogueira.
O turismo é responsável por uma das principais receitas do Estado do RN. Gera mais de 100 mil empregos e possui outras 54 atividades atreladas a si direta ou indiretamente.
Para o hoteleiro Ruy Gaspar, que passou a presidir a seção potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), o  foco de sua gestão será “unir mais ainda todo o setor turístico”.
Para o presidente da ABIH no estado, seria essencial que o Governo do Estado enxergasse a atividade turística como prioridade. “O turismo é a melhor indústria que a gente tem. É uma indústria não poluente e a forma mais fácil de socializar o ganho financeiro”, justificou.
Segundo ele, está na hora de todo o segmento do turismo se unir para se ter uma representatividade maior podendo chegar mais fácil  ao poder público e mostrar a importância de algumas ações. “O que a gente mais exige do poder público é que se faça divulgação, captação, investimento em publicidade para atrair mais turistas até a cidade. Infelizmente, estamos órfãos disso há muito tempo. A gente vê nossos vizinhos Ceará, Pernambuco, Paraíba – que era fraca e hoje tem feito um trabalho muito forte – Alagoas, Sergipe e Bahia atuando permanentemente, enquanto o Rio Grande do Norte vem ficando para trás. Nos últimos 10 anos, a gente caiu muito, perdeu todo o mercado internacional, agora estamos conseguindo, temos os voos charters internacionais que fortalecem o turismo potiguar“, disse.

Mesmo assim ele reconhece que nesse período de alta estão o setor vem demonstrando  recuperação. A ocupação da rede hoteleira no final do ano passada  já chegava a 75% com perspectiva de aumento  desse percentual para o início desde ano. Segundo ele, os números são animadores para o setor, já que no ano de 2013,o percentual foi de 70%.
Litoral potiguar oferece diversas opções
O final de semana  no Rio Grande do Norte é garantia de prazer e descontração. No RN não faltam sol e calor o ano todo, por isso nunca é tarde para preparar as malas e partir para desvendar um pouquinho do litoral potiguar.
Não é segredo que a natureza foi generosa com o lugar e reservou alguns dos cenários mais belos do Brasil. Dunas, coqueiros, praias de águas mornas, falésias, lagoas, ventos propícios para esportes náuticos, peixe fresco e camarão de qualidade – precisa de mais? Sem esforço, o Rio Grande do Norte conquista corações e ganha seguidores, que muitas vezes retornam para este cantinho especial do nosso país.
Uma das qualidades interessantes do Rio Grande do Norte é que apesar do turismo intenso, ainda é possível encontrar praias preservadas, pouco movimentadas e perfeitas para quem busca sossego.
De Natal ao litoral da Costa branca o que não faltam são opções. Além das praias badalas da capital como Pipa e Genipabu, os turistas tem ainda opções como as praias da Costa Branca, como Ponta do Mel (cenário de filmes e novelas), São Cristovão, que oferece oportunidade para os surfistas e também para quem deseja descansar num lugar tranquilo.  Têm ainda as praias das cidades de Areia Branca, Grossos e Tibau, essa última aparece como principal reduto de veranistas do interior do RN e também de outros estados, que nessa época do ano lotam essa região. Cerca de 80 mil pessoas circulam por Tibau no período de veraneio.
Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário