quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Redes Socias >> 5 dicas para se proteger nas postagens do Facebook


O ano novo e as férias estão aí e, nessa época do ano, as pessoas costumam postar muitas coisas nas redes sociais – principalmente no Facebook. Fotos de viagens, com a família, posts desejando os melhores votos, vídeos fofos, entre outros.

Mas, muitas vezes, alguns conteúdos postados não deveriam, necessariamente, ser compartilhados com todos. Ou, então, aquele amigo sem noção te marca em uma foto em que você se acha horrível. Mas, com alguns pequenos ajustes, você pode compartilhar conteúdos só com quem desejar.

Veja a seguir cinco dicas do Facebook para evitar o mico de fim de ano e não fazer um "overshare" com quem não quer:

1 - Reveja a privacidade
Você pode ajustar as principais configurações de privacidade de maneira muito simples no Facebook. Na barra superior de sua página, clique no ícone de cadeado. 

Nele você pode alterar as configurações de privacidade padrão para quando postar fotos e atualizações e controlar, por exemplo, se sua conta é exibida quando as pessoas fazem pesquisas públicas. Não se esqueça das configurações de privacidade e de marcações. 

Se certifique de que as marcações são restritas para “Amigos”, assim as fotos que outras pessoas postam de você serão vistas apenas por amigos.

2 - Poste para as pessoas certas
Cada post pode ser compartilhado com um público diferente e específico. Ele pode ser público (para todo mundo), amigos, amigos de amigos e personalizado (você escolhe com quem dividir o conteúdo). 

Para isso, quando for postar algo no Facebook, logo abaixo da caixa de mensagem e ao lado do botão “Publicar”, há um menu “Quem deve ver isso?”, no qual você pode selecionar quem verá aquele conteúdo. 

Uma dica interessante é manter suas listas de amigos atualizadas. Você pode criar uma lista com seus familiares, ou então melhores amigos e colegas do trabalho. Ao segmentar seus amigos, fica mais fácil compartilhar o conteúdo com as pessoas certas.

3 - Crie grupos
Você também pode criar grupos de discussão dentro do Facebook com temas específicos. Por exemplo: você pode fazer um grupo para decidir com seus amigos o que irão fazer no Ano Novo ou, então, conversar sobre a próxima viagem com a família. 

Os grupos podem ser públicos (todos do Facebook podem ver e participar), fechado (as pessoas podem ver o grupo, mas não as mensagens que são trocadas e não podem participar sem autorização) ou secreto (só quem tem o link do grupo pode vê-lo e pedir autorização para participar). 

Você também pode usar o app Groups para gerenciar e participar dos grupos que têm no Facebook.

4 - Fique de olho nas marcações

Nem sempre queremos que os posts ou fotos que nossos amigos nos marcam estejam disponíveis em nossa timeline. É possível gerenciar isso fazendo com que toda vez que você seja marcado em algum conteúdo, o Facebook te pergunte se quer que aquele material seja visível e compartilhado na sua linha do tempo. 

Em seu perfil, clique no botão “Registro de Atividades”, que está localizado no canto inferior direito de sua foto de capa. Depois, do lado esquerdo, clique em “Análise de marcações”. 

Ative a função no botão de engrenagem e pronto! Toda vez que alguém te marcar, o Facebook te perguntará se você quer ou não que aquele conteúdo esteja disponível em sua timeline.

5 - Crie álbuns privativos
Às vezes queremos compartilhar nossas fotos com quem foi conosco em uma viagem ou pessoas mais próximas, mas não com todo mundo. No Facebook, isso é possível. 

Ao criar um álbum de fotos, na parte inferior esquerda da janela de seleção de fotos você poderá escolher com que público quer compartilhar o álbum: público, amigos, amigos de amigos ou personalizado. 

Lembrando que, mesmo em um álbum privado, as fotos devem seguir as regras do Facebook para imagem. Ou seja, nada de nudez, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário