sexta-feira, 11 de março de 2016

EM MOSSORÓ >> Projeto fará controle populacional de animais com esterilização

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realizou na tarde desta quarta-feira, 9, a abertura do ciclo de capacitação do projeto Controle Populacional de Pequenos Animais: posse responsável, com ênfase na esterilização de pequenos animais.
A inciativa pretende orientar 600 profissionais, entre agentes de saúde e agentes de endemias, para que atuem como multiplicadores de informação quanto aos direitos e deveres dos donos de animais.
O primeiro dia de atividades foi acompanhado pela titular da Secretaria de Saúde, Leodise Cruz e pelo promotor da Saúde, Domingos Sávio. A capacitação abordará também informações técnicas sobre o controle populacional de animais e descreverá o funcionamento das ONGs de proteção.
Serão duas turmas de agentes de saúde e de endemias treinadas por semana, durante os meses de março e abril. Através da parceria, médicos veterinários residentes irão realizar quatro castrações por semana, ao longo do ano, seguindo as prioridades da população.
“Os agentes irão atuar como multiplicadores de informações sobre os direitos e deveres dos tutores de animais. Esses profissionais irão enfatizar principalmente a importância de evitar a reprodução desenfreada , além de abordar a necessidade de preservar a saúde dos animais”, declarou Diana Fernandes, coordenadora das Residências em Saúde.
O promotor Domingos Sávio falou sobre a importância da iniciativa. “O objetivo do projeto é atuar junto à população, para que as pessoas sejam conscientizadas sobre a posse responsável. A capacitação possibilitará aos agentes subsídios que ajudarão a orientar os moradores sobre a importância de conter o avanço da população de animais pequenos. A superlotação de animais contribui para o surgimento de doenças e, por isso merece atenção dos profissionais da saúde”, salientou.
A secretária de saúde destacou que o trabalho dos agentes será fundamental para conscientizar as pessoas sobre a reprodução aleatória de animais. “Os agentes são muito importantes para essa iniciativa, uma vez que estão mais perto da população. Essa proximidade permitirá que eles orientem as pessoas sobre o controle populacional de pequenos animais”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário