domingo, 6 de março de 2016

MEDO DA REAÇÃO POPULAR >> Após ação midiática, juiz da Lava Jato faz uma mea culpa

Resultado de imagem para Após ação midiática, juiz da Lava Jato faz uma mea culpa

Após uma ação midiática com críticas até de colegas e do ministro do Supremo, Marco Aurélio de Mello, e que levou ao orgasmo coletivo setores da imprensa e da elite brasileira, o juiz Sérgio Moro, encarregado das investigações da Lava Jato, fez uma mea culpa sobre sua decisão de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.. Por meio de nota divulgada neste sábado (5), Moro disse que a medida não "significa" uma antecipação de culpa do petista.
O governo avaliou que esta manifestação do magistrado é um "indicativo" de que o próprio juiz, após o episódio, reconheceu que errou "na mão", e tomou uma decisão "sem fundamento jurídico" e "totalmente arbitrária".
De fato, se o juiz Moro pensou em dar um susto em Lula e ter o apoio da sociedade, acabou insuflando mais ainda o Brasil que se encontra dividido desde os resultado das eleições presidenciais. Nas redes sociais já surgiu uma hastag: #JesuisJararacas, ou seja, "somos todos jararacas", numa alusão a fala do ex-presidente Lula logo após ser ouvido pela Polícia Federal de que "se pensaram em matar a jararaca cortando só o seu rabo, se enganaram porque deixaram a cabeça".
Resultado de imagem para lULA NOS BRAÇOS DO POVO
Portanto, os ânimos que estavam até então serenados, voltaram a se acirrar. Agora a Polícia Federal tenta justificar a gafe cometida pelo juiz Moro dizendo que investiga o vazamento de informações sobre a deflagração da 24ª fase da Lava Jato. A suspeita é de que pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares tenham agido para dificultar o cumprimento dos mandados da operação.
Ora,ora, ora. Sequer a presidenta Dilma sabia dessa nova operação, como há suspeita de vazamento? Na hora da operação Dilma estava andando de bicicleta e foi alertada por jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. Suspeita é de que pessoas ligadas a Lula agiram para dificultar operação. Inquérito foi aberto ainda dois dias antes da deflagração da nova fase. Então porque o juiz Sérgio Moro não abortou a operação se havia realmente essa suspeita?
Pra mim é tentar justificar um erro, pois que apesar de parte da mídia e da elite ter ido ao orgasmo com a ação midiática, o efeito de certa forma foi contrário, pois que acordou não o gigante, mas a jararaca.
Fato é que que a investigação “cometeu uma arbitrariedade” com a condução coercitiva do ex-presidente Lula, e que agora buscam justificativas para essa medida.

Sem comentários:

Enviar um comentário